Prefeitura do Cabo realiza mais de mil atendimentos com a ação do “CRAS Itinerante”, no primeiro trimestre de 2023
access_time 28/04/2023

Durante os três primeiros meses de 2023, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria Municipal de Programas Sociais, realizou onze edições do CRAS Itinerante, totalizando 1.260 atendimentos. A partir disso, a maior edição realizada no trimestre ocorreu no final do mês de março, no Engenho Serraria, com 57 famílias atendidas, totalizando 228 pessoas. Outras ações também tiveram grande alcance da população, a exemplo da executada na comunidade do Engenho Novo, com 268 pessoas alcançadas pelo programa. Também foram realizadas atividades no Engenho São Salvador, Utinga de Cima, Algodoais, Novo Mundo, Cotovelo, Sítio Capim, além da comunidade Nova Esperança, localizada no bairro de Ponte dos Carvalhos.

O objetivo é levar os benefícios essenciais aos usuários que não conseguem chegar aos equipamentos de sua abrangência. Dessa forma, a população tem a oportunidade de conhecer os benefícios oferecidos pela secretaria, além de facilitar o acesso aos serviços e programas que são desenvolvidos no âmbito do município.

Durante as edições, são oferecidos diversos serviços à população, como cadastro, recadastro e atualização do CadÚnico — principal porta de entrada para programas sociais, como Auxílio Brasil e demais benefícios ofertados pelo Governo Federal e serviços da Política de Assistência Social. Paralelo a isso, são realizados serviços de encaminhamento para Rede Socioassistencial, agendamento para emissão da 2° via do RG e direcionamento à certidão de nascimento.

“Trabalhamos para estar cada vez mais próximo da população. Desde o início da gestão, estamos chegando em todas as comunidades que moram em locais de difícil acesso e distantes das unidades fixas dos CRAS. Durante as ações, levamos serviços importantes. Ao longo do ano, teremos outras edições em diferentes bairros da cidade”, comentou a Secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino.

“O grande objetivo do CRAS Itinerante é levar à população de nossa cidade os serviços que já são disponibilizados pela Políticas Públicas de Assistência Social, porém, chegando até aqueles que, porventura, não conseguem ter acesso aos CRAS de sua localidade. Nosso propósito é conseguir levar as informações, serviços e ações, para todos os cantos da nossa de nossa cidade, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida e permitindo a construção de uma nova história”, ressaltou a Coordenadora dos CRAS, Conceição Vaz.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Léo Domingos