Visibilidade Trans: Secretaria de Programas Sociais promove seminário para o público LGBTQIAPN+
access_time 01/02/2024

Em alusão ao dia da Visibilidade Trans, celebrado na última segunda-feira (29), a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho promoveu nesta quarta-feira (31), o seminário “Meu Nome é Respeito”. A ação contou com momentos de reflexão e diálogo aberto sobre a importância da visibilidade trans na sociedade.

O evento teve a participação de representantes do Ministério Público, Maxwell Vignoli, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco e da presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), Chopelly Santos, reforçando o comprometimento das esferas governamentais com a promoção da inclusão e respeito à diversidade. Em um bate-papo casual, o promotor de justiça Maxwell Vignoli dialogou com Chopelly Santos, coordenadora geral da ONG AmoTrans sobre os 20 anos de luta e conquistas da visibilidade trans.

De acordo com a secretária de Programas Sociais, Andrea Galdino, o seminário “Meu nome é respeito” busca promover reflexões sobre os direitos da população LGBTQIAPN+. “Em alusão ao mês da visibilidade trans estamos realizando um seminário para o público LGBTQIAPN+, buscando trazer para a população reflexões sobre o direito de existir e do respeito. A Secretaria de Programas Sociais e a Prefeitura do Cabo vem realizando diversas ações no sentido de retificar nome social, tirar a identidade e fazer com que essas pessoas possam ter oportunidades para obter uma qualidade de vida melhor”.

Andréa ainda explicou como ter acessos as ações promovidas pela Secretaria de Programas Sociais. “Em todo o município temos portas de entrada para que a população LGBTQIAPN+ tenha acesso aos serviços que prestamos. Os nossos CRAS são os equipamentos sociais mais próximos da comunidade, mas também podem ir diretamente na Secretaria de Programas Sociais, procurar a Coordenação de Políticas para População LGBTQIAPN+ que iremos acolher e encaminhar para os serviços que prestamos”, destacou.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa