Secretaria de Educação implanta Programa Fast em mais três escolas municipais
access_time 10/04/2024

Buscando fortalecer os laços entre família e escola,  e promover o sucesso acadêmico dos estudantes, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, está expandindo o Programa FAST para mais três escolas municipais. Durante os dias 8 e 9 de abril, foram realizadas sessões de apresentação do FAST nas escolas Edvaldo Martins, Pantaleão e Joaquim Nabuco.

O Programa FAST, é reconhecido internacionalmente e baseado em pesquisas científicas, visando fortalecer os relacionamentos familiares e melhorar o desempenho acadêmico das crianças. De acordo com Betinho Gomes, secretário de Educação, "essa nova rodada do FAST consolida um esforço de empoderamento das famílias e participação no processo pedagógico. O FAST tem sido um sucesso na aproximação das famílias com nossas escolas."

O Cabo de Santo Agostinho foi o primeiro município do nordeste a implementar o FAST, a adesão foi feita em 2023 como parte das ações do Programa Formar da Motriz. Desde sua implementação o programa já envolveu aproximadamente 200 famílias em seis escolas, com 24 equipes e 111 voluntários treinados. Os resultados obtidos até o momento são promissores, incluindo aumento na coesão familiar, melhoria nas relações entre pais e filhos, e redução de conflitos familiares e sintomas emocionais.

“Estamos apresentando o FAST para os pais e logo mais, entre os dias 24 e 25 de abril, realizaremos o treinamento com os voluntários destas três escolas. Teremos voluntários de quatro segmentos que são os pais, parceiros profissionais da comunidade, parceiros da escola e também os parceiros da comunidade. Nosso objetivo é estreitar o elo entre escola e família”, pontuou a coordenadora municipal do Programa FAST, Emanuelle Ferreira.

Por Tayná Benigno

Foto: João Barbosa