Definida comissão eleitoral para a escolha dos conselheiros municipais do Cabo no biênio 2021-2023
access_time 18/02/2021

O Conselho Municipal de Assistência Social do Cabo de Santo Agostinho (CMAS/CSA) deu o primeiro passo para estabelecer a nova composição dos órgãos responsáveis pela interlocução permanente entre a administração da cidade e a sociedade civil. Em reunião realizada na quarta-feira (17), foi definida a comissão eleitoral que vai coordenar o processo de escolha dos representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Assistência Social do Cabo.

“Pudemos definir a comissão de eleição para recomposição dos conselheiros da sociedade civil para o próximo biênio. Fortalecer os conselhos é uma das metas da gestão municipal”, explicou a secretária de Programas Sociais, Andréa Galdino. Ela é membro titular do Conselho Municipal de Assistência Social e ressalta que a retomada das discussões é um importante passo para a construção das políticas públicas do município.

Até que o processo eleitoral seja concluído, os conselheiros prorrogaram seus mandatos (2018-2020) por mais 30 dias. O presidente em exercício do Conselho Municipal de Assistência Social, o pastor Ivaldo Sales, explica que os conselhos de direito são os principais órgãos de monitoramento, fiscalização e de proposição de políticas públicas voltadas para a comunidade. Ele é membro do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integrado de Gaibu (Cadi), associação civil que presta serviços sociais. “Quando há conferências com a população, são decididas as demandas que são transformadas em lei. Nosso papel é fiscalizar se a necessidade do povo está sendo efetivamente atendida”.

Os conselhos são compostos por 12 membros da sociedade civil e 12 da gestão municipal, entre titulares e suplentes, representada pelas secretarias de Programas Sociais; Educação; Saúde; Coordenação Regional e Serviços Públicos; Planejamento e Meio Ambiente; e Executiva de Cultura.

O município tem sete conselhos, instituições que fortalecem a participação da população na feitura e execução de políticas públicas. São eles: Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcasa), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/CSA), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdepi), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Comded) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

Foto: Sillas Gabriel

Mais sobre Programas Sociais

Cabo de Santo Agostinho realiza ação educativa de combate ao trabalho infantil
access_time 11/06/2021