Prefeitura do Cabo realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em bairros com maiores índices
access_time 18/05/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou neste Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, uma campanha de conscientização nos dois bairros com maior incidência de casos no município: Ponte dos Carvalhos e Alto da Bela Vista.

A ação foi comandada pela Secretaria Municipal de Programas Sociais e contou com a participação do Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Projeto de Janeiro a Janeiro, Programa Criança Feliz e Novo Sentido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Programas Sociais, que compila as denúncias recebidas pelos seus equipamentos, Conselho Tutelar e Ministério Público, foram registrados e acompanhados 216 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Destes, 54 foram em de Ponte dos Carvalhos e 14 no Alto da Bela Vista. As equipes passaram pelas principais ruas dos dois bairros conscientizando a população sobre a importância de denunciar.

“Hoje, 18 de maio, é dia de convocar a sociedade para junto com o poder público identificar e combater o abuso e a exploração sexual de criança e adolescente! Precisamos garantir e zelar pelo direito de nossas crianças e adolescentes combatendo todo tipo de violação de direitos! É nesse sentido que estamos construindo uma nova política pública de qualidade para nossos munícipes”, reforça a secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino.

Edson Carlos é conselheiro tutelar de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha. Ele explicou que, além do Disque 100, as denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes também podem ser realizadas através dos telefones do Conselho Tutelar que funcionam 24h. São eles (81) 99146-9628 e 3522-2737. “Esse combate tem que ser permanente. Com a pandemia da Covid-19, os casos aumentaram porque as crianças e adolescentes ficam mais dentro de casa, onde muitas vezes se encontra o agressor. A prevenção é importante e principalmente que as pessoas não tenham medo de denunciar”.

Foto: Gilberto Crispim

Mais sobre Programas Sociais

Cabo de Santo Agostinho realiza ação educativa de combate ao trabalho infantil
access_time 11/06/2021