Prefeitura do Cabo inaugura novo Cras que atenderá 2.500 famílias em vulnerabilidade social
access_time 20/05/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho inaugurou o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila Claudete. O novo equipamento tem previsão de atender cerca de 2.500 famílias em vulnerabilidade social que residem no Habitacional Claudete e adjacências.

O prefeito Keko do Armazém destacou a importância do novo centro no atual cenário de pandemia. “Inaugurar este equipamento dentro da Vila Claudete, uma localidade onde existe um grande número de vulnerabilidade social, é fomentar a assistência social neste momento tão difícil. Isso mostra o comprometimento da nossa gestão, acima de tudo, com as pessoas que mais precisam no nosso município”.

O equipamento é o décimo do município. Os outros são os da Vila Roca, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Jussaral, Pau Santo, Charneca, Charnequinha, Praias e Cras Estação Cidadania.

O secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, esteve no ato de inauguração e pontuou que o Cabo é um dos cinco únicos municípios do Estado que têm dez ou mais Cras. “Em outras cidades, a gente está acompanhando e em outros Estados, o fechamento do serviço. Na contramão disso, nós estamos ampliando aqui no Cabo e estamos felizes em acompanhar”.

Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Programas Sociais já havia colocado um grupo de três técnicos sociais e três profissionais do administrativo para atender às famílias no Cras Vila Roca.

A secretária Municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, afirmou que o Cras Vila Claudete é mais uma conquista da gestão municipal na melhoria do atendimento às famílias que necessitam da cobertura da proteção social básica da política da assistência social. “Em um contexto pandêmico e de severas crises econômicas, no qual outros municípios estão fechando seus serviços, a gestão do Cabo está garantindo e ampliando seus serviços essenciais à população”.

CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da assistência social à população em vulnerabilidade social. Através dele, o cidadão é acolhido, os profissionais identificam as suas demandas e o encaminha para políticas públicas, inserção no Cadastro Único (CadÚnico) e ao acesso a benefícios sociais.

Podem recorrer ao equipamento as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Cras atende a pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

SERVIÇO – CRAS VILA ROCA
Local: Rua Projetada, 11, Nova Vila Claudete – Cabo de Santo Agostinho
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 16h

Foto: Léo Domingos