Prefeitura iniciará os repasses de R$ 180 aos barraqueiros da orla. Cadastro de trabalhadores está aberto
access_time 27/07/2021

Barraqueiros de pontos fixos e ambulantes da orla do Cabo de Santo Agostinho vão receber três parcelas do Programa de Concessão de Benefício Eventual para Barraqueiro da Orla de Pernambuco. O auxílio financeiro é destinado aos trabalhadores que sofreram restrições nas atividades no comércio na faixa de areia, por causa do coronavírus.

A ajuda vinda do Estado foi anunciada pela secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, em reunião no Centro Administrativo Municipal (CAM 1). A medida estadual auxilia 13 municípios que fazem parte da costa pernambucana, incluindo o Cabo de Santo Agostinho.

“Este é mais um esforço, em parceria com governo estadual, para que possamos atuar junto a esses profissionais. Entendemos que é necessário articular com outras instâncias para cuidar das pessoas”, disse Andréa Galdino.

Os repasses serão feitos pela prefeitura pelos próximos três meses. O benefício de R$ 180 será repassado a cerca de 577 barraqueiros cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

“Há muito o que se fazer para melhorar a vida das pessoas. Este é um passo importante para fazer do turismo um grande gerador de emprego e renda”, observou o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.

Os profissionais que ainda não possuem cadastro podem comparecer na sede da SMDET, localizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, Centro do Cabo, das 8h às 14h, munidos de documentos pessoais ( RG, CPF, comprovante de residência) e número do NIS ou MEI ou NIT ou PIS.

A Prefeitura do Cabo estuda ampliação do benefício para os barraqueiros que não possuem cadastro atualizados. Marcondes Campos trabalha na orla cabense há 10 anos e parabenizou a iniciativa. “Ficamos felizes em receber esse apoio da gestão municipal no momento de tanta dificuldade. Espero que mais atitudes como essa venha contribuir para quem mais precisa”, finalizou.

Por Natália Andrade

Foto: Léo Domingos