No Cabo, Programa Afeto une família e escola com foco no desenvolvimento dos alunos
access_time
14/10/2025
O Programa de engajamento das famílias nas escolas no Cabo de Santo Agostinho, intitulado Afeto, tem transformado o cotidiano familiar de vários estudantes do município. Desde o início deste semestre, o trabalho vem sendo desenvolvido em nove escolas da rede municipal, atendendo cerca de 270 famílias. Nessa quarta-feira (15), três unidades encerraram as atividades com homenagens, entrega de certificados, lanche partilhado e mensagens de gratidão. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Motriz - organização sem fins lucrativos.
O Afeto foi direcionado neste momento a estudantes do 1º e 2º anos, contemplando escolas das quatro regionais existentes no município, tendo como foco a interação entre escola e família, na perspectiva do trabalho da alfabetização na idade certa e da educação antirracista. Cada unidade contemplou 30 famílias em seis encontros, e o trabalho foi conduzido por uma equipe de voluntários, formada por professores, coordenadores de escolas, pessoas da comunidade, técnicos da Secretaria, entre outros.
As escolas que realizaram suas culminâncias nessa quarta-feira foram a Senador Paulo Guerra, a Vicência Conceição e a José Clarindo Gomes, todas localizadas em Ponte dos Carvalhos. No rosto das crianças e de seus familiares, sorrisos e muita emoção. Para Juliane Melo, mãe de três alunas na Escola Vicência Conceição, o programa foi enriquecedor. “Tudo que aprendi e vivenciei eu vou levar para minha vida. Nos encontros pudemos compartilhar experiências incríveis, conhecer outras famílias e ver que a gente pode ir mais além, buscar todos os dias dar o nosso melhor pelos nossos filhos. Sou muito grata por ter participado”, disse. Andréia Santos, mãe de duas meninas que estudam na Escola Senador Paulo Guerra, também aprovou. “Foi perfeito. Eu amei do início ao fim. Pra mim mudou tudo, a forma de eu ensinar as tarefas a elas, aprendi a ter mais paciência, a ter momentos para brincar, foi ótimo”, comentou.
Para Elisângela Regina, gestora da Vicência Conceição, a iniciativa foi um sucesso. “Todo trabalho valeu a pena. Foi incrível ver que a cada encontro o feedback era instantâneo. O programa como o nome já diz é unir escola e família, e em duas sessões já começamos a perceber os resultados em sala de aula. Que o Afeto continue e seja ampliado para todas as escolas e todas as turmas”, declarou.
“A palavra que melhor representa este momento é gratidão. Gratidão a todas as escolas que abraçaram a causa; a cada voluntário que se doou para que o Afeto pudesse se desenvolver da melhor maneira, de acordo com a realidade de cada escola e comunidade; e a cada família que participou dos encontros”, ressaltou a gerente de Gestão Democrática da SME, Jakeline Arcanjo. “Este é um trabalho de grande importância, que impacta vidas e fortalece vínculos, porque entendemos que a família tem um papel essencial na formação das crianças”, completou.
Por Raíza Muniz