Cabo de Santo Agostinho inicia 2026 com a Operação Inverno
access_time
06/01/2026
Janeiro é o mês do verão, mas as ações preventivas de inverno já começaram no Cabo de Santo Agostinho. No dia 2, a Prefeitura deu início a Operação Inverno 2026, com a realização de limpeza, desobstrução e manutenção dos canais da cidade. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas, prevenir alagamentos e garantir mais segurança à população. As ações incluem serviços de dragagem, limpeza manual em canais estreitos, retirada de resíduos, uso de maquinário pesado, como escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras.
“Estamos começando o ano com muito trabalho e responsabilidade. A Operação Inverno é uma ação estratégica para reduzir os riscos de alagamentos e cuidar das pessoas. Estamos atuando com planejamento para garantir que nosso município esteja mais preparado para o período das chuvas”, afirmou o prefeito Lula Cabral.
As intervenções começaram pelo Canal do Prego, em Garapu, um dos mais extensos do município e com maior acúmulo pluvial. No local está sendo utilizado escavadeira hidráulica para retirada de entulhos e desobstrução do canal. A Operação Inverno também se estenderá a outros canais localizados nos bairros de Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Bairro São Francisco, Malaquias, Barbalho, Garapu e no litoral.
De acordo com o secretário de Regionais e Serviços Públicos, Raimundo Souza, a Operação Inverno foi planejada para atender os canais localizados no município com maior acúmulo pluvial. “Fizemos um mapeamento técnico dos canais que precisam de manutenção constante. Estamos utilizando máquinas pesadas e equipes manuais para garantir eficiência. Esse trabalho preventivo é essencial para evitar transtornos à população durante o inverno”, comentou.
Por Tayná Benigno
Foto: João Barbosa