No Cabo, Semana de Ciência e Tecnologia segue com diversas atividades até sábado
access_time
22/10/2025
A 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do Cabo de Santo Agostinho segue movimentando o município com uma programação repleta de atividades voltadas à divulgação científica, à inovação e à sustentabilidade. Iniciado na segunda-feira (20), o evento segue até o próximo sábado (25), com ações gratuitas e abertas à população. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Cabo e a Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UACSA/UFRPE).
Nesta quinta-feira (23), o destaque será a Mostra Científica do NEAC (Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo), órgão da Secretaria de Educação. O evento acontece das 9h às 16h, no Centro de Formação de Professores (CFP), localizado no Centro do Cabo, e é aberto ao público. No mesmo horário, na Praça da Bíblia, haverá também a Feira Agroecológica e de Sustentabilidade, com produtos e iniciativas voltadas ao consumo consciente e à preservação ambiental.
Na terça-feira (21), mais de 80 estudantes do NEAC, da Escola Reginaldo Loreto (Ponte dos Carvalhos) e do IFPE Cabo participaram de uma caminhada ecológica na Vila de Nazaré até as ruínas do forte Castelo do Mar. A atividade contou com a recepção dos alunos da Escola Vicente Yanez Pinzón, que também se engajaram na ação ambiental.
A iniciativa integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Em 2025, o tema é “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, e busca aproximar a ciência da comunidade, estimulando a criatividade, o pensamento científico e a inovação como instrumentos de transformação social.
ESPAÇO CIÊNCIA - Nesta quarta (22), dentro das atividades da Semana Nacional, a quadra da Escola Municipal Paulo Freire, recebeu o projeto Ciência Móvel, do Espaço Ciência, equipamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. A estrutura itinerante foi montada na quadra da Escola Municipal Paulo Freire, oferecendo experiências interativas e atividades científicas de mecânica, biologia, matemática, química e física para estudantes das escolas Paulo Freire, Douglas Menezes e Reginaldo Loreto.
Confira a programação completa no site https://www.even3.com.br/smct25-cabo-637521/ .
Por Raíza Muniz