Professores da rede municipal participam do 14º Encontro de História & Geografia do Cabo
access_time
05/11/2025
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta semana (04, 06 e 08 de novembro) o 14º Encontro de História & Geografia. O evento, promovido a cada dois anos, reúne professores da rede municipal e pesquisadores das Ciências Humanas em um espaço de reflexão crítica, troca de experiências e valorização dos saberes locais.
Com o tema “Raízes e caminhos locais: História e Geografia do Cabo de Santo Agostinho”, a iniciativa busca fortalecer o ensino das disciplinas de História e Geografia, promovendo a compreensão dos processos históricos e geográficos que moldam a identidade do município. A programação inclui palestras, mesas-redondas e uma atividade de campo. “O Cabo é uma cidade extremamente rica em termos de história e de geografia. Esse encontro é muito importante, pois representa um momento de congraçamento entre os profissionais da rede, que podem trocar experiências, participar de palestras e preparar ações para 2026”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
De acordo com o professor de Geografia, José Alves, um dos organizadores do evento, o encontro é um espaço para o contato com recentes pesquisas e discussões acadêmicas nas áreas de Geografia e História, permitindo que os educadores estejam em permanente processo de atualização. “Essa atividade conecta duas áreas que são afins por serem ciências humanas dentro do processo de construção do espaço geográfico e também da historicidade do Cabo”, disse ele. Para o professor de História Jhonnys Costa, o encontro contribui diretamente para a prática pedagógica. “Teremos várias palestras. Esse evento será muito importante para nossa formação e para que possamos passar isso em sala de aula”.
A abertura do evento contou com apresentação do grupo de flauta doce da ETI Joaquim Nabuco, do Engenho Massangana, que encantou o público presente. Em seguida, o prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrou a palestra “História e Patrimônio do Cabo de Santo Agostinho: um diálogo pedagógico”. A segunda palestra do dia foi conduzida pelo prof. Esp. Enerson Antônio da Silva, educador do Museu Engenho Massangana e coordenador do Coletivo Cultura Museu Virtual História do Cabo, com o tema “Roda de Diálogo sobre o Museu Virtual História do Cabo e a Cartilha de Educação Patrimonial”. No período da tarde, o prof. Dr. Gabriel Augusto Coelho de Santana apresentou a palestra “Formação socioespacial do Brasil e os limites dos discursos sobre o progresso – um recorte sobre o Cabo de Santo Agostinho”.
A programação segue na quinta-feira (06), com a mesa-redonda “O Arquivo Público Estadual e o Instituto Histórico do Cabo de Santo Agostinho: contribuições para a história local”, com os professores Dr. Marcos Dornellas e Me. Anderson Ramalho. No turno da tarde, acontecem as palestras “Aprendendo jogando – Dominó Geográfico como ferramenta didática de ensino de Geografia no Cabo de Santo Agostinho”, com o prof. Me. Marcondes Marroquim Santiago, e “A Geografia em Campo: reflexões sobre o ensino a partir do acidente geográfico do Cabo de Santo Agostinho”, ministrada pelo prof. Dr. Jorge Araújo. O encerramento será no sábado (08), com uma atividade de campo que percorrerá pontos culturais e históricos da cidade.
Por Raíza Muniz
Foto: João Barbosa