12ª Conferência de Saúde Municipal foi iniciada oficialmente
access_time
27/11/2025
Nesta quinta-feira (27), no Hotel Intercity, Garapu, foi iniciada a 12ª Conferência de Saúde municipal do Cabo de Santo Agostinho. O evento, segmentado em dois dias e que norteará o plano da saúde municipal nos próximos quatro anos, contou com a presença de 150 pessoas, entre usuários, agentes, servidores, delegados, palestrantes e convidados, como o vice-prefeito Jamerson Batera, que compareceu e participou da mesa de abertura.
“É uma satisfação enorme poder estar presente. Discutir a saúde é discutir a vida, e nesta conferência teremos um time qualificado de profissionais, com debates e melhorias significativas para a nossa saúde, da qual, liderada pela Secretária Ricarda Samara, eu acredito e confio plenamente”, declarou o vice-prefeito, em um dos discursos de boas-vidas da Conferência.
No escopo do rito de abertura, existiu a fala de pessoas especializadas na saúde cabense, como a própria secretária Ricarda Samara, além da secretária executiva de atenção à saúde, Mônica Vasconcelos, o presidente do Conselho de Saúde, Gleidvander Santos, a representante da Câmera Municipal, Giselle de Dudinha e o representante do Ministério Público, Bruno Pereira.
“Que essa conferência seja marcada pelo respeito, contribuição, participação dos usuários, no sentido que todos possamos construir uma saúde de qualidade e que deixe a nossa população orgulhosa”, mencionou Ricarda Samara.
O passo seguinte após os discursos foram homenagens aos servidores com histórico de serviços prestados, iniciando por Tininha Duarte, profissional com trajetória na saúde pública desde a década de 1980 e que teve o seu nome como o nome desta 12ª Conferência, a Conferência de Saúde Tininha Duarte. Um texto foi lido com a sua trajetória e um certificado foi entregue, arrancando aplausos dos presentes.
“Muito feliz pelo convite e por estar perto das pessoas que fazem a saúde do Cabo. Ser homenageada desta maneira é uma grande alegria. Estou bastante agradecida e honrada por este momento”, disse Tininha. Além dela, mais dez menções honrosas foram concedidas a agentes, usuários e profissionais que dedicaram ou dedicam sua vida à saúde do município.
A Conferência ganhou forma com a palestra do Doutor Paulo Sávio Angeiras de Goes, profissional e conferencista de amplo currículo, que abordou a temática ‘Democracia saúde e território’. Depois de cerca de 1h30 de palestra, ele abriu para perguntas, recebendo forte interação dos presentes no Auditório. “Privilégio muito grande em ter pessoas reunidas com a missão de discutir o futuro e compartilhar conhecimentos”, relatou o Doutor em Epidemiologia e Saúde Pública, em uma de suas falas.
O período da tarde foi marcado pela divisão dos quatro grupos temáticos e seus eixos: Desafios do acesso, da qualidade e da resolutividade na atenção primária em saúde, Organização da Especializada como garantia de integralidade do cuidado, Vigilância em Saúde e proteção em vida e Financiamento Suficiente, gestão de qualidade, controle social fortalecido e inovação digital como caminhos para ampliar o acesso e melhorar os serviços de saúde.
Todos os quatro grupos discutiram o que foi idealizado durante as pré-conferências, emendando as solicitações das quatros regionais de forma mútua e a partir disso irão extrair e qualificar os planos que serão acionados nos próximos quatro anos. As definições estão marcadas para esta sexta-feira (28), segundo e último dia da Conferência.
Por Silvali, Wesley
Foto: Gleibson Silva