Cabo de Santo Agostinho tem 1º Encontro de Transgênero
access_time 29/10/2020

A Secretaria de Programas Sociais, através da gerência de Proteção Básica em conjunto com a gerência de Direitos Humanos, realizaram nessa quinta-feira (29) o 1º Encontro Transgênero do Cabo de Santo Agostinho com o seguinte tema: "Da transgressão à construção, fortalecimento de socialização". O encontro aconteceu na Estação Cidadania, bairro de Garapu.

O evento tem como objetivo o fortalecimento de vínculo social e comunitário de um dos grupos que compõe o LGBTQIA+, os Travestis e transsexuais. Ao todo, nove Cras trabalham com esse público, tendo 96 pessoas referenciadas. Cerca de 40 participaram do encontro. Foram realizadas palestras, oficinas e troca de depoimentos sobre o mês de conscientização do suicídio e sobre o trabalho voltado para essa população, direcionado ao público e as equipes dos CRAS.

"A importância desse encontro, além de promover o vínculo social, é que eles possam estar convivendo uns com os outros e conquistar o fortalecimento enquanto sujeito de direito", relatou a gerente de Proteção Básica, Maria do Carmo.

* Palestra: Setembro Amarelo
Tema: "Da angústia silenciosa, ao grito do suicídio. Como previnir e intervir a essa realidade na população LGBTQIA+"
Mediador: Eudes Fonseca - Psicólogo clínico e Coordenador do Eixo LGBTQIA+ da Gerência de Direitos Humanos.

* Mesa redonda
Tema: "Perspectiva da população LGBTQIA+, uma trajetória de visibilidade e conquistas através de uma assistência baseada em evidências".
Mediador: Flávio Lúcio Santos - Fisioterapeuta Sanitarista e Técnico social de referência operacional dos grupos LGBTQIA+ da rede CRAS.

Participantes da mesa redonda:
1. Ana Daniela Larena - Assistente social e coordenadora dos CRAS.
2. Danielle Moraes - Coordenadora de Saúde Mental.
3. Beto Vieira - Coordenador de Saúde e Política LGBTQIA+
4. Eudes Fonseca - Coordenador do Eixo LGBTQIA+ da Gerência de Direitos Humanos.

* Oficinas Satélites
Tema: "Pósvenção no CRAS! Como acolher, atender, predizer e proceder diante desses tipos de demanda".
Público alvo: Equipe técnica.

Por Polyana Moura

Foto: Jakson Costa