Chefs cabenses preparam pratos para Festival Gastronômico do Coco
access_time 26/11/2020

Os chefs dos dez restaurantes cabenses que irão participar da segunda edição do Festival Gastronômico do Coco, na orla de Itapuama, receberam nessa quarta-feira (25), no Hotel Canarius, em Gaibu, instruções da Vigilância Sanitária de como proceder com a manipulação dos alimentos e orientações dos chefs renomados Leandro Ricardo e Héllida Kelsh na elaboração pratos principais.

A chef do Restaurante e Pousada Senhora de Engenho, Teresa Cristina, criou um prato quente que é bacalhau gratinado com creme de leite e batatas, além de pudim e bolo de coco para comer como sobremesa. ‘’Participei das duas edições e gosto muito de participar e apresentar o meu trabalho. O evento faz bem à gente e é um crescimento para nós e para o município’’, disse.

Já Ana Cláudia, chef do Restaurante do Cabeça, de Enseada dos Corais, e dona do prato de maior destaque da edição passada, decidiu repetir a ideia do prato quente. ‘’Fiz a peixada ao molho de camarão que foi bastante celebrada na edição passada. De sobremesa preparei uma canjica para variar um pouco’’, informou a chef, que agradeceu mais uma oportunidade de participar do evento.

A chef do Restaurante Opará, em Gaibu, Luciana Kauffman, lançou um camarão feito com a carne do coco verde, servido numa massa de pastel frito e acompanhado com bobó de camarão e inhame, além de uma cocada de leite moça para sobremesa. ‘’É muito gratificante participar de eventos como esse porque colocamos o município em evidência e divulgamos nossos produtos, além de ser uma oportunidade da gente rever nossos colegas’’, comemorou.

‘’Para ser um bom cozinheiro você não precisa ter feito curso em uma faculdade. Existe o cozinheiro raiz. Viemos trazer conceitos de segurança alimentar, manipulação, sistematização, dinâmica e organização pra eles otimizarem seus trabalhos sem perder a originalidade de cada um’’, informou a chef convidada e comandante do Restaurante Oma, Héllida Kelsch.

Por Caio Rodrigues

Foto: João Barbosa