Saúde do Cabo realiza diversas ações nesta quinta e sexta-feira, incluindo o lançamento do Setembro Amarelo
access_time 08/09/2021

Os órgãos do serviço de saúde pública do Cabo de Santo Agostinho iniciaram o final de semana nesta quinta-feira (9) com muitas ações pontuais que vão além do trabalho de rotina. Um exemplo foi a abertura da Campanha de Prevenção ao Suicídio "Setembro Amarelo" dentro da iniciativa do Mutirão Zera Fila, com o atendimento psicológico.

Na área rural, a população do engenho São Salvador recebeu mais uma edição do Projeto Saúde nos Engenhos e em Áreas Descobertas de Atenção Primária à Saúde. As equipes de enfermagem da Secretaria de Saúde realizaram a aplicação de primeiras e segundas doses contra a covid na população do local para pessoas com mais de 20 anos. Nesta sexta a ação continua em Pau-Santo, Arariba e Liberdade.

A visita dos agentes de saúde municipais aos locais mais distantes do município deixa seus moradores satisfeitos, como foi o caso da dona de casa Célia Maria dos Santos, 33 anos. “É um sentimento de felicidade. É um momento em que a gente se sente até sem palavras”, disse após tomar a vacina contra a covid-19.

No Centro de Vacinação Covid-19, na Praça Nove de Julho e nas escolas de referência do município as equipes de saúde estão aplicando as vacinas de reforço na população que já recebeu a primeira dose (D1). Nestes pontos, as vacinas D1 estarão sendo aplicadas exclusivamente nas mulheres gestantes, lactantes e puérperas, além do grupo de comorbidades.

Os pontos de vacinação estão em Ponte dos Carvalhos (Escola Manuel Davi), Pontezinha (Escola Eronides Soares), Charneca (Escola Padre Antônio de Melo), Gaibu (Escola Professora Maria Thamar) e no Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho, este funcionando de segunda a sábado. Todos os locais abrem das 8h às 13h.

SETEMBRO AMARELO

As ações do Setembro Amarelo visam alertar a população sobre prevenção ao suicídio. Nesta campanha, o mutirão Zera Fila de consulta psicológica está sendo realizado no ambulatório de Saúde Mental, centro do Cabo e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil Ciranda de Vida, localizado em Ponte dos Carvalhos.

Durante todo o mês de setembro acontecem rodas de conversas, oficinas promovidas pelos Caps e Ambulatório de Saúde Mental junto aos usuários, familiares da rede de saúde e rede intersetorial.

Cleide Gomes, 33 anos, moradora de Juçaral, que acompanha seu filho filho Matheus Venicius Pereira da Silva, 10 anos, é uma das cidadãs que utilizam o serviço. “Meu filho antes do acompanhamento médico estava muito agitado, com as terapias ele melhorou e vem criando vínculo com outras crianças”, descreveu.

CRONOGRAMA DO SETEMBRO AMARELO

10/09 - Mutirão de Especialidade / Zera Fila - Atendimento Psicológico, atendimento no ambulatório de Saúde Mental - Centro do Cabo e no CAPS Infantil Ciranda de Vida - Ponte dos Carvalhos, das 8 às 17h.

16/09 - Seminário “Discutindo estratégias de valorização à vida e prevenção às violências autoprovocadas na atenção primária”, às 9h, no auditório da Prefeitura, localizado no bairro da Torrinha.

20/09 - Atividade: Ação de Sensibilidade da População para o tema e divulgação dos Serviços de Saúde Mental da Rede de Saúde. Abordagens à população e entrega de panfletos informativos. Local: Estação da Estação do Trem , centro do Cabo

22/09 - Ação de Sensibilidade da população para o tema e divulgação dos Serviços de Saúde Mental da Rede de Saúde. Abordagens e entrega de panfletos informativos.

27/09 - Seminário Intersetorial “Setembro Amarelo: Uma discussão multifatorial e Intersetorial”, às 14h,no auditório da Prefeitura, no bairro da Torrinha.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana