Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


No Setembro Amarelo especialistas discutem como prevenir as violências autoprovocadas
access_time 15/09/2021


“Fique atento a um pedido de ajuda”. Este é o tema central das ações desenvolvidas pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na campanha do Setembro Amarelo, direcionada à prevenção ao suicídio. Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou seminário que discutiu estratégias para valorização da vida e prevenção às violências autoprovocadas.

O evento iniciou com a composição da mesa composta pela secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, a coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura e o gerente da Atenção Primária, Cleiton Silva de Souza que deu as boas vindas e explicou sobre a proposta da atividade, reforçando a importância de cada área para o trabalho da saúde mental no município.

Logo após, o encontro contou com um momento cultural, citação de cordel e uma apresentação musical realizados pelo morador de residência terapêutica Ivandelson Silva. Em seguida, o seminário contou com uma mesa temática com a participação do médico psiquiátrico do Caps Infantil, Rafael Jordão. Ele abordou os tipos de transtornos e violências autoprovocadas, maneiras de prevenir o suicídio e a importância do território da atenção primária no acolhimento a essas pessoas.

Em seguida, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Vanessa Silva, apresentou os dados epidemiológicos focados nas questões da violência autoprovocadas.A assistente social da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Solange Mendonça, falou sobre o trabalho da rede de atenção primária na saúde mental.

As atividades vão seguir durante todo o mês. Confira a programação:

CRONOGRAMA DO SETEMBRO AMARELO

20/09 - Atividade: Ação de Sensibilidade da População para o tema e divulgação dos Serviços de Saúde Mental da Rede de Saúde. Abordagens à população e entrega de panfletos informativos. Local: Estação da Estação do Trem , centro do Cabo

22/09 - Ação de Sensibilidade da população para o tema e divulgação dos Serviços de Saúde Mental da Rede de Saúde. Abordagens e entrega de panfletos informativos.

27/09 - Seminário Intersetorial “Setembro Amarelo: Uma discussão multifatorial e Intersetorial”, às 14h,no auditório da Prefeitura, no bairro da Torrinha.

Por Gesla Ferreira

Foto: Emanuel Silva








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br