Conferência Municipal de Saúde debate o sistema no pós-pandemia e define eixos para o Plano Plurianual (PPA) do Cabo
access_time 15/09/2021

A Secretaria de Saúde do Cabo vai realizar a 11ª Conferência Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Lima com o objetivo de avaliar o Sistema Municipal de Saúde (SUS) e formular propostas para melhorá-lo. São dois focos de debates. Um é sobre o desafio do sistema no pós-pandemia e o outro abordará os eixos temáticos da área de saúde que serão incluídos no Plano Plurianual 2022-2025 do Executivo municipal.

O evento terá início na terça-feira (21) com as chamadas pré-conferências, que começam sempre às 13h30. A primeira acontece no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM1) na Torrinha. A segunda rodada continua no dia 22, na Igreja Anglicana de Gaibu e segue no dia seguinte para o Cras de Ponte dos Carvalhos e na sexta (24) as rodadas pré conferência são encerradas na Escola Modelo Padre Antônio Melo, na Charneca.

Nas pré-conferências as entidades convidadas e representantes da sociedade civil que quiserem participar vão eleger os delegados que participarão da Conferência Municipal de Saúde, prevista para ocorrer no CAM1 no dia 29 de setembro e no Hotel Canarius D’Gaibu, no dia 30.

Serão eleitos 80 delegados nesses eventos pré, obedecendo ao princípio da paridade. Dessa forma, serão eleitos 24 delegados do segmento usuários do sistema de saúde, 12 do segmento dos trabalhadores, 12 do segmento de gestores e prestadores de serviço, quatro convidados/observadores, oito de apoio e 20 conselheiros municipais de saúde. O número de delegados segue as diretrizes do Plano Estadual de Convivência com a pandemia que determina o número máximo de participantes em eventos.

O regimento e o edital do evento estão disponíveis no site da prefeitura do Cabo.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Secom