Procon Cabo inicia negociação de dívidas de clientes de baixa renda da Celpe
access_time
20/09/2021
O Procon Cabo firmou parceria com a Celpe para negociar as dívidas das pessoas de baixa renda. A campanha Negociação de Baixa Renda da Celpe oferece parcelamento de até 18 meses nas mensalidades em atraso, com isenção de juros, de multa, correção monetária e com entrada mínima de 6% do valor devido. Com uma conta em atraso, já é possível aderir ao parcelamento.
A campanha chega num momento crítico. Este ano, o pernambucano já arcou com uma inflação de mais de 12% na conta de energia residencial, um custo que compromete quase 5% do orçamento das famílias, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse peso pode ser ainda maior nas despesas das famílias mais pobres, que vêm aumentando o seu nível de inadimplência junto à Celpe.
A gerente geral do Procon Cabo, Quesia Maria, informa que a partir desta terça-feira (21) os atendentes da própria Celpe passam a realizar o atendimento específico desse público. O atendimento no Procon Cabo acontece das 8h às 16h, no endereço da PE-60, no bairro da Cohab e a campanha segue até o dia 1º de outubro.
Para ter acesso às condições especiais de negociação, o cliente precisa ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Com a crise hídrica ameaçando a geração de energia elétrica no País, o governo autorizou, no final de agosto, a criação de mais uma bandeira tarifária de energia, chamada de bandeira de escassez hídrica.
O novo valor representa acrescenta R$ 4,71 em relação à bandeira vermelha patamar 2 (R$ 9,49) que já vinha sendo paga pelos consumidores a cada 100 kWh consumidos. Com a nova tarifa, a energia elétrica residencial do pernambucano que já havia ficado mais cara 0,96% em agosto, tende a ter um percentual de aumento ainda maior no mês de setembro.
Por Leonardo Spinelli
Foto: Gilberto Crispim