Pré-conferência de Saúde debate os desafios do SUS no pós-pandemia
access_time 23/09/2021

Discutindo sobre os desafios do Sistema Único de Saúde durante e no pós-pandemia, palestra ministrada pelo perito do Trabalho e sanitarista Renato Freitas, aconteceu nesta quinta-feira (23) a terceira etapa da pré-conferência de Saúde do Cabo. Desta vez o evento foi realizado no Centro Social Urbano de Ponte dos Carvalhos.

Assim como nas etapas realizadas no Centro e em Gaibu, o evento serviu para definir os 12 delegados da regional que vão deliberar sobre as propostas apresentadas pelos participantes que vão nortear a política de saúde do município nos próximos quatro anos, através do Plano Plurianual (PPA) que está sendo construído pelo Executivo municipal com todas as secretarias. Nesta sexta (24) serão definidos os temas e os delegados da regional da Charneca, na pré-conferência que será realizada na Escola Modelo Padre Antônio Melo.

De maneira geral, em cada encontro desta semana os participantes, que são populares da região, representantes de prestadores de serviços de saúde e profissionais da área, elegem seus delegados e apresentam suas propostas de atuação ou melhoria dentro de quatro eixos temáticos definidos pela Secretaria de Saúde.

Temas como vigilância sanitária, atendimento a doenças diversas, monitoramento de arboviroses e diversos outros são elencados por esses participantes, dentro dos quatro eixos temáticos. Segundo o assessor especial da Secretaria de Saúde do Cabo, Styves Rickson, os representantes da sociedade civil estão prestigiando e participando com afinco das discussões. "Estamos registrando uma boa adesão", salientou.

Os quatro eixos temáticos giram em torno da atenção primária à especializada e da qualidade desses serviços (eixo 1), da gestão do SUS e investimentos em pessoal e o financiamento do sistema (eixo 2), da gestão da saúde com participação social e com garantia de direitos (eixo 3) e dos modelos de atenção e vigilância em saúde.

A pré-conferência desta sexta-feira (24) na Charneca é a última etapa preparatória para a 11ª Conferência Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Lima que será realizada na próxima quinta-feira (30) no Hotel Intercity, do Shopping Costa Dourada, durante todo o dia.

Por Leonardo Spinelli

Foto: Léo Domingos