Cabo comemora o centenário de Paulo Freire com diálogo, concurso cultural e cápsula do tempo
access_time 23/09/2021

Educar é um ato de amor. Esse foi o tema da roda de diálogo realizada nesta sexta-feira (24) em celebração ao centenário de Paulo Freire, no Cabo de Santo Agostinho. No evento, também foi lançado um concurso de produção textual para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino e reinaugurado o busto de Paulo Freire na escola que leva o nome do educador, em Ponte dos Carvalhos.

Participaram da roda de diálogo a professora e assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Ana Selma Santos; a professora e mestre em letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Edilene Soares; e o professor, membro da Cátedra Paulo Freire da UFPE e autor do livro Pedagogia da Humanização: a pedagogia humanista de Paulo Freire, Nelino Azevedo. Eles debateram sobre o legado do pernambucano e sobre o poder de transformação da educação.

De acordo com Nelino, a obra de Paulo Freire traz uma perspectiva libertadora e humanizadora da educação. “O amor também é um ato político e Paulo Freire fala de uma necessária generosidade com a pedagogia do oprimido, que é a proposta da educação como transformadora de realidades. Compreendendo a realidade, eles têm a capacidade para intervir e transformá-la, um processo de libertação com humanização. Isso tudo é o amor, um ato transformador e humano.”

Participaram do evento a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e gestores das escolas municipais.

Após a roda de diálogo, houve o lançamento do Concurso de Produção Textual para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “Paulo Freire: ontem, hoje e amanhã”, a competição tem a categoria de poema e poesia, para os estudantes; e de artigo científico ou dissertação, para os professores. As inscrições vão do dia 27 de setembro a 11 de outubro exclusivamente pelo e-mail concursopaulofreire.cabo@gmail.com.

É necessário enviar a produção textual no template criado para o concurso que está disposto junto com o edital completo, no link: https://mega.nz/folder/rJMmlBAI#2TTBFiqMIIwZSu0E7922wg/folder/aZc2CJwS .

O resultado do concurso será divulgado no dia 29 de outubro e a cerimônia de premiação será no dia 5 de novembro, quando os ganhadores de cada categoria receberão certificado e um smartphone.

O evento de abertura da programação em homenagem ao centenário de Paulo Freire também contou com reinauguração, em Ponte dos Carvalhos, da sala de leitura e do busto de Paulo Freire na escola municipal que leva seu nome. O monumento foi restaurado pelo artista plástico Luzarcus.

Os participantes enterraram uma cápsula do tempo com os aprendizados da pandemia e desejos para o futuro. O objeto será desenterrado daqui a 10 anos. A gestora da Escola Municipal Julio Carneiro, do Engenho Liberdade, Evania Copino, descreveu o momento como fundamental para a valorização dos estudiosos brasileiros e para construção de uma educação adaptada à realidade social.

“É importante esse olhar de quem aprende o seu processo de aprendizado, principalmente pensar no homem do campo, educação pensada para pessoas simples levando em consideração o seu meio como forma de melhorar o processo educacional. Esse é o legado de Paulo Freire, trazer elementos do cotidiano do aluno para transformar o seu meio”.

O secretário municipal de Educação, Heberte Gomes, ressaltou a importância do momento. “Estamos valorizando o legado de Paulo Freire. O Cabo sempre bebeu desta fonte e nossa intenção é refletir sobre a educação pública como algo libertador, uma educação emancipadora”.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Jakson Costa