Cabo debate os caminhos da Saúde do município para os próximos quatro anos
access_time 28/09/2021

Com o tema “Desafios do SUS, durante e pós pandemia da Covid-19”, iniciou nesta quarta-feira (29) a 11ª Conferência Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Lima. O evento de abertura aconteceu no Centro Administrativo Municipal 1 (Cam 1) e contou com a presença de autoridades da cidade, usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço da Saúde.

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza a conferência, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. O homenageado do evento é o médico José Carlos de Lima. O evento começou com a apresentação de um cordel feito especialmente para a conferência.

Em seguida, foram convidados para compor a mesa o prefeito Keko do Armazém; o vice-prefeito Arimatéia Jerônimo; a secretária municipal de saúde e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dra. Ana Maria Albuquerque; o vereador e homenageado, Dr. José Carlos de Lima; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaias Cordeiro da Silva; e o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardinho. O prefeito Keko do Armazém destacou a importância de investir no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Precisamos levar uma saúde de qualidade para a população e acredito que sairão muitos frutos desta conferência municipal. Garanto que investimento teremos para alavancar a saúde para o povo cabense”.

Além da homenagem ao vereador e médico, na abertura da conferência também receberam a menção honrosa os membros e ex-membros do Conselho Municipal de Saúde: Maria Célia Alves, Mara Núbia Oliveira, Viviane Falcão, Júlia Fernandes, Maria Aparecida Araújo, Creuza Aurino, Maria de Fátima Andrade, Ricardo Alexandre Macêdo, Lúcia Cristina Buarque.

Houve ainda uma palestra sobre o tema da conferência ministrada pela secretária executiva de Políticas para as Mulheres de Pernambuco e membro do Conselho de Direito para as Mulheres (Cedim-PE), Ana Claudia Callou.

A 11º Conferência Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Lima terá continuidade nesta quinta-feira (30), quando haverá o debate das propostas de políticas públicas para melhoria do SUS através das pré-conferências na última semana.

Irão participar 48 delegados eleitos nas pré-conferências , compostos por usuários da saúde pública, trabalhadores do setor, gestores e prestadores de serviço. As propostas nortearão a política de saúde do município nos próximos quatro anos, através do Plano Plurianual (PPA) que está sendo construído pelo Executivo municipal com todas as secretarias.

As propostas foram construídas a partir de quatro eixos temáticos que giram em torno da atenção primária à especializada e da qualidade desses serviços (eixo 1), da gestão do SUS e investimentos em pessoal e o financiamento do sistema (eixo 2), da gestão da saúde com participação social e com garantia de direitos (eixo 3) e dos modelos de atenção e vigilância em saúde. “A importância da conferência para o município é porque é a oportunidade de juntarmos a sociedade civil, os usuários do SUS, gestores e trabalhadores e discutir as prioridades para os próximos quatro anos de governo”, afirmou a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos