Saúde do Cabo promove uma série de exames preventivos gratuitos no Outubro Rosa, confira a programação
access_time 30/09/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, prepara uma
ampla programação para reforçar as ações do "Outubro Rosa". As atividades buscam conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As atividades vão ser iniciadas na próxima sexta-feira (1°), no Centro de Referência Saúde da Mulher 2, no bairro de Ponte dos Carvalhos. No local, a população feminina poderá participar de palestra educativa e ter acessos a serviços como citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis e orientação de saúde bucal.

As ações vão acontecer em praticamente todos os bairros e distritos da cidade, com atendimentos por demandas espontâneas, ou seja, basta chegar para ser atendida.

Durante o mês de outubro, as mulheres poderão buscar serviços preventivos em dois dias da semana nos Posto de Saúde da Família (PSFs), proporcionando um atendimento de maior qualidade, mais próximo de suas residências.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, cerca de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias mulheres. "Por esse motivo, a prefeitura fortalece campanhas para que a mulher conheça seu próprio corpo e identifique qualquer processo de diferença e alteração e que ela busque um atendimento mais rápido. Quanto mais cedo acontece o tratamento, mais fácil é a cura."

Programação do Outubro Rosa no Cabo

08/10 - Vila Roca (Centro de Referência Saúde da Mulher 1 e no Centro Social Urbano) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e Sífilis, orientação de saúde bucal.

15/10 - Charneca (Posto de saúde 1 e 2) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, orientação de saúde bucal.

18/10 - Cohab (Policlínica Vicente Mendes) - Palestra educativa, citologia oncótica, Agendamento de mamografia, Testes Rápidos de HIV e Sífilis, Orientação de Saúde Bucal.

21/10 - Gaibu (Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, orientação de saúde bucal.

27/10 - Pontezinha (Posto do Sacramento) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, orientação de saúde bucal.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana