Unidades de ensino do Cabo passam a integrar o projeto estadual dos Núcleos de Cultura de Paz nas Escolas
access_time 30/09/2021

A Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul realizou, nesta quinta-feira (30), na Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, o evento de implantação do projeto “Núcleos de Cultura de Paz nas escolas da Gerência de Regional de Educação Metropolitana Sul”. A ação é uma parceria entre o governo do Estado e o município do Cabo para desenvolver estratégias de acolhimento, escuta qualificada e redução de conflitos.

Noventa e três escolas estaduais jurisdicionadas à gerência e outras duas escolas do município do Cabo de Santo Agostinho, a Madre Iva Bezerra da Silva (Bairro de São Francisco) e a Vereador Reginaldo Loreto (Ponte dos Carvalhos) serão contempladas. Essas duas estão em locais de vulnerabilidade social.

A filosofia educativa escolhida como aporte para os Núcleos de Cultura de Paz das escolas é baseada na educação humanizadora de Paulo Freire. Seus fundamentos enfatizam a relevância das práticas acolhedoras e que dialoguem com o fortalecimento dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todo trabalho será realizado em conjunto com escola e comunidade.

Através dos coordenadores de núcleos, que já foram indicados pelos diretores escolares, as escolas serão contempladas com formações mensais organizadas pela Gerência Regional.
Após a formação, que será realizada em parceria com universidades e outras instituições parceiras, os coordenadores dos Núcleos de Cultura de Paz das escolas farão um plano de ação de acordo com a realidade da cada unidade escolar. A implantação e o desenvolvimento do plano serão acompanhados e apoiados pelas equipes técnicas da GRE em parceria com as equipes gestoras das escolas.

Por Camilla Moura

Foto: Léo Domingos