Conferência encerra etapa municipal de discussões sobre políticas públicas da saúde
access_time 01/10/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a 11º Conferência Municipal de Saúde Dr. José Carlos de Lima nesta quinta-feira (30), com objetivo de traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas e para melhoria do SUS nos próximos quatro anos do município.

Na visão do prefeito Keko do Armazém, é apenas “através do diálogo com usuários e trabalhadores da saúde que poderemos melhorar a qualidade do SUS para todos os cabenses”.

Durante o encontro, realizado no Hotel Intercity, o homenageado do evento, o médico e vereador José Carlos de Lima, enfatizou em seu discurso a importância do evento. "A conferência é fundamental para construir o melhor plano que essa cidade já teve na saúde."

A secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, lembrou de como recebeu o sistema de Saúde do município e de como a atual equipe vem trabalhando para melhorar o que encontrou. “Nós recebemos da antiga gestão uma Secretaria de Saúde, no dia 4 de janeiro, sem luvas, com falta de máscara e de medicamentos. E hoje todo o nosso esforço tem sido para melhorar as condições de trabalho desses trabalhadores de saúde, para que eles possam ofertar à população um serviço de qualidade”, disse.

Ana Maria lembrou, inclusive, do trabalho que os servidores da saúde estão empregando no desafio de enfrentar a maior pandemia em mais de um século. “Vocês, trabalhadores da saúde, têm o reconhecimento do trabalho que vêm fazendo à frente da Secretaria de Saúde. Nesta pandemia, são guerreiros e guerreiras, que estão ofertando os serviços da melhor forma possível, em condições não ideais. A gente reconhece todo o trabalho que a gente tem, para equipar as unidades de saúde, para colocar insumos nas unidades.”

Em palestra ministrada pela diretora-presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Gessyanne Vale Paulino, foram colocados ao público os desafios do SUS na pandemia. Ela defendeu o fortalecimento do sistema de saúde público brasileiro.

"O SUS realmente é desafiador, mas o mais interessante de tudo é que ele consegue fazer da filosofia dele, a militância que nos move. Que nos permite sonhar com uma sociedade melhor e um sistema de Saúde universal, igualitário e equânime. Essas são ideias extremamente importantes e potentes e a gente se une aqui em função dessas idéias", discursou Gessyanne.

Com os trabalhos iniciados, os delegados puderam discutir os assuntos levantados nas pré-conferências, divididos por eixos de nível local e regional. Tudo será levado para a conferência estadual.
“Essa conferência ocorre em um momento muito importante, já que a pandemia está causando uma das maiores tragédias humanitárias de todo o mundo. É um espaço de diálogo fundamental, sobretudo, de valorização do Sistema Único de Saúde”, complementou o prefeito.

Na segunda parte da conferência, que aconteceu no período da tarde, foram eleitos os 20 delegados que representarão o município na Conferência Estadual. A eleição dos delegados para a etapa estadual segue uma formação paritária que inclui representantes de entidades de saúde, conselhos, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviço.

Realizada a cada quatro anos, a conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático como dispositivo fundamental para a construção de políticas sustentadas pela participação popular.

Por Gesla Ferreira

Foto: Léo Domingos