Cabo inicia vacinação de reforço contra a covid, marcando o início da Semana do Idoso no município
access_time 01/10/2021

Em comemoração à Semana do Idoso, a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta sexta-feira (1°) a vacinação de reforço das pessoas com 70 ou mais, aplicando o imunizante da Pfizer. Os primeiros a receber a terceira dose contra a covid-19 foram 38 pessoas acolhidas em dois asilos da cidade: o Abrigo São Francisco de Assis e o Abrigo Vera Cruz, além das freiras que ajudam os locais e têm idade correspondente ao plano de imunização.

A campanha da terceira dose terá continuidade na semana que vem com a ampliação do Centro de Vacinação da Praça Nove de Julho, que ganhará mais uma tenda onde ficará concentrada a aplicação das vacinas de reforço nos idosos acima de 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas, aquelas que têm deficiências no seu sistema imune. O dia para o início desta nova fase será definido.

A coordenadora do Programa Nacional de Vacinação (PNI) do Cabo, Priscila Machado, explica quem poderá tomar o reforço do imunizante. “As pessoas vão poder tomar a terceira dose após completarem seis meses da segunda dose. A terceira dose é importante porque dá um reforço à imunidade que baixa após o sexto mês da segunda dose”, disse.

Atualmente, o Cabo está vacinando todas as pessoas com 17 anos ou mais de idade com primeira dose, mantém a aplicação da segunda dose, além de atender a todas as pessoas dos grupos prioritários, como idosos, gestantes, mães de recém-nascidos e pessoas com comorbidades.

Durante a vacinação, a idosa e freira do Abrigo São Francisco de Assis, Cosma Francisca da Silva, 71 anos, demonstrou um sentimento de felicidade e alívio. “Todos os dias, em minhas orações, faço súplicas a Deus que essa pandemia acabe e que todos nós sejamos imunizados.”

Até o momento, o município já passou a marca de mais de 96% de cobertura vacinal de primeira dose na população adulta e mais de 46% das pessoas que já estão totalmente imunizadas. Pelos últimos números, 221.793 pessoas já foram vacinadas no município. Destas, 143.309 receberam a primeira dose, 77.387 a segunda e 1.097 tomaram a vacina de dose única.

Por Gesla Ferreira

Foto: Mariangela Viana