Mulheres da Vila Roca serão atendidas na programação do Outubro Rosa nesta sexta (8)
access_time 02/10/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na última sexta-feira (1) à programação do Outubro Rosa no Centro de Referência Saúde da Mulher 2, localizado no bairro de Ponte dos Carvalhos.

No local, as mulheres puderam participar de palestras educativas e ter acesso a serviços como citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis e orientação de saúde bucal.

A ação de Ponte dos Carvalhos, foi apenas o início. A campanha acontecerá em praticamente todos os bairros e distritos da cidade, com atendimentos através de demandas espontâneas, ou seja, basta a mulher chegar que é atendida.

A próxima parada do Outubro Rosa será no Centro de Referência Saúde da Mulher 1 e no Centro Social Urbano de Vila Roca, nesta sexta-feira (8).
.
Neste período os serviços prestados trazem a conscientização às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o mês de outubro, as mulheres poderão buscar serviços preventivos em dois dias da semana nos Posto de Saúde da Família (PSFs), proporcionando um atendimento de maior qualidade, mais próximo de suas residências.

‘’O Outubro Rosa é uma ação criada internacionalmente no intuito de fortalecer o combate precoce ao câncer de mama. Por este motivo, buscamos enfatizar nas campanhas, a identificação de qualquer mudança ou alteração em seu próprio corpo, fazendo com que ela busque o atendimento médico o mais rápido possível. Por isso, fortalecemos o apoio às campanhas educativas que busquem o diagnóstico mais rápido possível da paciente”, diz a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva.

Programação do Outubro Rosa no Cabo
08/10 - Vila Roca (Centro de Referência Saúde da Mulher 1 e no Centro Social Urbano) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e Sífilis, orientação de saúde bucal.
15/10 - Charneca (Posto de saúde 1 e 2) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, orientação de saúde bucal.
18/10 - Cohab (Policlínica Vicente Mendes) - Palestra educativa, citologia oncótica, Agendamento de mamografia, Testes Rápidos de HIV e Sífilis, Orientação de Saúde Bucal.
21/10 - Gaibu (Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, orientação de saúde bucal.
27/10 - Pontezinha (Posto do Sacramento) - Palestra educativa, citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis, orientação de saúde bucal.

Por Jonatas Cavalcante

Foto: Sillas Gabriel