Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho faz entrega do troféu Artesão amigo do Cabo
access_time 06/10/2021

A prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entregou na manhã desta quarta-feira (6) o troféu Artesão Amigo do Cabo. Receberam a honraria os artesãos que mais se destacaram nas áreas de tradição e preservação, empreendedorismo, sustentabilidade, criação e inovação. Os profissionais também receberam certificados.

Em sustentabilidade o critério foi a reutilização de materiais que seriam jogados fora, tendo como ganhadora Elite Lopes, com suas técnicas de argila. As certificações da mesma categoria, ficaram para Lindalva Barbosa com suas técnicas de reciclados e Solange Carneiros com as técnicas de lacres e pet.

Já na questão de identificar oportunidades e transformá-las em negócio lucrativo, a ganhadora do troféu foi Jozana Melo, pela sua articulação nas feiras e criação de novos produtos. A certificação foi recebida por Amanda Evelyn pela sua produção de velas artesanais, utilizando de diversas mídias com parcerias e articulações.

No quesito tradição, Vavá e Jane se destacaram pela reprodução das Jangadas, barcos e peixes, não deixando de lado a valorização do Cabo de Santo Agostinho e seu litoral. O artesão Uiraquitan Teixeira se destacou com a produção dos seus carros em madeira, sendo a grande ganhadora do troféu em sua categoria, Dona Maria de Lurdes, com seu trabalho em renascença.

Na categoria criação e inovação Olivia Regina se destacou com a pesquisa e a valorização da identidade cultural, José Osmar com o design de luminárias e Ceça Brandão na pesquisa de contrastes e matizes.

No fechamento do evento, o coordenador de Apoio ao Artesanato, Will Cruz, agraciou a Associação Cabense de Artesão com o prêmio que chamou de Superação. Durante todo o ano de pandemia, a comissão da associação se esforçou para manter vivo o artesanato, tendo como justificativa receber o prêmio.

“O artesanato cabense é a riqueza feita com as mãos, durante todo o ano apoiamos, fomentamos e incentivamos, com todo suporte técnico e material, os grupos organizados de artesanato e reconhecemos esses grupos, mesmo diante de um processo de pandemia que passamos. É um momento de comemoração para todos nós que fazemos a Secretaria”, disse Will Cruz.

Por Emanuela Arruda

Foto: Jakson Costa