Agentes de endemias recebem smartphones com aplicativo que auxilia trabalho de registros
access_time 06/10/2021

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde desta quarta-feira (6), a entrega de 69 smartphones equipados com a ferramenta para Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município. O aparelho tem a tecnologia que proporciona mais agilidade no trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

A ação é uma parceria da Prefeitura do Cabo com o governo do Estado com o intuito de equipar os agentes de endemias. A entrega foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM1).

Os equipamentos serão utilizados pelas equipes durante o dia a dia, principalmente para alimentação de dados. Através do aplicativo e-visit@, será feita a substituição dos boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia. Com o aplicativo não é necessária a utilização de papel e digitação após a visita, o que traz mais agilidade na consolidação das informações.

No aplicativo, os agentes podem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e tratados.

A secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, elogia a parceria com o governo estadual. “Tudo que precisamos aqui no município, a gente encontra apoio na Secretaria Estadual de Saúde, para que possamos dar continuidade às ações de forma geral na assistência em saúde do Cabo. Estamos nessa batalha para, cada vez mais, melhorar os indicadores e fazer um trabalho para fortalecer o SUS no município e que sejamos referência na primeira Regional de Saúde em Pernambuco”, disse.

“Através das metas cumpridas pelas equipes dos agentes do Cabo, viemos fazer a entrega desses aparelhos. Estamos à disposição na questão da assistência da boa utilização do aparelho, visando uma qualidade de trabalho do grupo”, disse Polyanna Ribeiro, gerente da Regional 1 de Saúde do Estado.

A Secretaria de Saúde do Cabo está definindo o dia que será realizada a capacitação dos agentes para a utilização do aparelho através do aplicativo e-visit@.

Por Gesla Ferreira