Etapa final do Surf Kids aconteceu neste sábado (16). Confira os vencedores
access_time 16/10/2021

A manhã deste sábado (16), várias crianças dominaram a praia de Itapuama para a etapa final da 7• edição do Surf Kids. O evento foi realizado pelo surfista Luiz Henrique Beltrão e sua família, com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

O intuito do evento é fomentar o esporte do surf nas categorias de base. O primeiro dia do campeonato aconteceu na última terça-feira (12), Dia das Crianças, quando mais de 112 atletas participaram. Neste sábado (16), aconteceram algumas semifinais, as finais e a premiação que contava com medalha, troféu para o primeiro lugar, brindes de patrocinadores e prancha para os vencedores das categorias sub 12 e sub 14, tanto feminino quanto masculino.

De acordo com o prefeito do Cabo, Keko do Armazém, o fomento do esporte proporciona a mudança de realidades. “É através do incentivo a essa prática que podemos ajudar essas crianças a abrirem um leque de oportunidades na suas vidas. Esse é um dos meus compromisso de gestão, dar apoio a eventos como esse”.

Fernando Santos é surfista e morador de Itapuama, mas hoje foi para o campeonato como torcedor, pois o seu neto, Davi Santos, estava concorrendo na categoria sub 8 masculina. O pequeno se consagrou campeão da categoria. “É a primeira competição dele e fico muito feliz de o ver participando, é um sonho realizado. Já competi em muitos campeonatos e representei o Cabo fora do Estado, por isso acredito ser muito importante esse tipo de evento para incentivar as categorias de base”. Davi também amou participar e afirmou que é a primeira de muitas. “Foi muito bom, gostei. Tô muito feliz de ter ganhado e vou participar mais vezes”.

Um destaque do campeonato foi a promoção da inclusão, com atletas com deficiência participando e inclusive ganhando a medalha de outro. Segundo o idealizador do Surf Kids, Luiz Henrique Beltrão, o esporte é pra todos e é preciso incentivar. “É importante a participação da família ajudando eles nesse processo. Tive a ideia de começar com o campeonato junto com minha esposa e filhos, por ser surfista e perceber que faltava incentivo para as categorias de base. No começo foi difícil, não tínhamos muitos atletas, mas hoje somos referência em Pernambuco como o maior campeonato de base do Estado e reunimos crianças da Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana”.

Confira a lista de vencedores:

Sub 8 masculina
Davi Santos