Programação do Outubro Rosa é realizada na Cohab. Próxima parada será na quinta (21) em Gaibu
access_time 18/10/2021

A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vem promovendo diversas ações durante este mês de outubro com foco na detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Desta vez, as atividades foram realizadas na Unidade de Saúde Vicente Mendes, no bairro da Cohab.

No local, as mulheres puderam participar de palestras educativas e ter acesso a serviços como citologia oncótica, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis e orientação de saúde bucal. A próxima ação do Outubro Rosa acontece na quinta-feira (21) na Praia de Gaibu, na Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca. No dia 27 a ação acontece em Pontezinha, no Posto do Sacramento. Na última sexta-feira (18), a ação foi realizada no bairro da Charneca (Posto de saúde 1 e 2).

A ideia do Outubro Rosa é compartilhar informações e conscientizar sobre o controle do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, nos primeiros 15 dias do mês de outubro foram atendidas cerca de 1.800 mil pacientes nas 44 unidades de saúde da família e nos locais onde houve as ações do Outubro Rosa. “Em cada evento, foi uma média de 150 mulheres atendidas. Em cada posto de saúde a capacidade de atendimento foi dobrada em dois turnos por semana, com os atendimentos de preventivo e de solicitação e encaminhamento de mamografia”, ressaltou.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa