Prefeitura do Cabo dobra oferta de mamografia durante campanha do Outubro Rosa
access_time 20/10/2021

Desde o início do mês, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Ultra Imagem Viegas, ampliou a oferta de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. O objetivo é conscientizar a população em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Diariamente são oferecidos cerca de 120 atendimentos especializados, o dobro em comparação aos demais meses do ano.

Para realizar o exame de imagem utilizado para o rastreamento do câncer de mama, as mulheres dessa faixa etária - que têm predominância no número de casos -, devem comparecer à unidade Ultra Imagem Viegas, localizada na Av. Historiador Pereira da Costa, 520 (Centro), portando o encaminhando solicitado pelo profissional das Unidades de Saúde da Família (USF), cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência, das 7h às 16h, sem necessidade de agendamento.

Pacientes que residem em áreas descobertas do município devem comparecer ao Centro de Referência da Mulher I, localizado na Av. Historiador Israel Felipe (Vila Roca) e ao Centro de Referência da Mulher II, em Ponte dos Carvalhos, para solicitar encaminhamento de mamografia. Os resultados dos exames serão entregues de dois a sete dias na própria clínica executante.

“Saúde da mulher é um tema que vem sendo trabalhado ao longo de todo ano para estimulá-las a buscar o acompanhamento médico e, caso haja a necessidade, direcioná-las aos profissionais especializados para detectar precocemente doenças como câncer de mama e de colo de útero. Esse está sendo um mês de ações intensas voltadas ao público feminino”, lembra o prefeito do Cabo, Keko de Armazém.

As ações da campanha do Outubro Rosa no Cabo de Santo Agostinho também englobam testes rápidos de HIV, sífilis e ações de conscientização, como entrega de informativos e também exames de citologia oncótica, que são a principal estratégia para rastreamento do câncer de colo do útero e outras lesões.

Por Natália Andrade

Foto: Sillas Gabriel