Educação realiza busca ativa de estudantes que ainda estão fora das salas de aula
access_time
25/10/2021
A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho voltou com as ações do programa Busca Ativa Escolar, resgatando alunos que deixaram de frequentar a escola pelos mais diferentes motivos. A ação foi iniciada na manhã desta quarta-feira (27), na Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva e tem o apoio das secretarias de Programas Sociais, Governo e Orçamento Participativo.
Gestores e coordenadores do município saíram em campo com todos os cuidados necessários para conversar com os estudantes e suas famílias a fim de cumprir com o objetivo da Busca Ativa, que visa combater a evasão escolar. A ação também conta com a estratégia de uma equipe de agentes motoqueiros que visitam as residências de difícil acesso.
O trabalho intersetorial articula medidas para que sejam garantidos os direitos essenciais dos estudantes, sendo o principal, a educação. Os trabalhos envolvem microrregiões dos bairros da Cohab, Malaquias, Bairro São Francisco, Mauriti e Alto da Bela Vista, locais onde, atualmente, há um total de 260 alunos que não estão comparecendo às aulas, ou 30% dos alunos.
“A pandemia agravou o cenário de evasão escolar e, agora, precisamos ir em busca dessas crianças e adolescentes que deixaram de frequentar as aulas. Iremos cruzar as informações nos bancos de dados das diversas secretarias municipais para localizar os estudantes”, comentou o prefeito Keko do Armazém.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Por Gesla Ferreira
Foto: Jakson Costa