Campanha de conscientização sobre câncer de próstata é iniciada no Cabo
access_time 04/11/2021

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou na manhã desta quinta-feira (4), a abertura oficial da Campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

Com o tema: “Cuidar da saúde também é coisa de homem", durante o encontro, o médico urologista da rede municipal, Dr.Carlos Brant, destacou sobre a a função da próstata e os sintomas causados pela doença.

"A ideia do sentido de fazer o rastreio do câncer de próstata, não é só no sentido necessariamente de evitar o câncer, mas com o diagnóstico precoce o desfecho do problema pode ser completamente diferente", comentou o urologista.

A secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Albuquerque, enfatizou também sobre os cuidados necessários que os homens devem tomar.

“O câncer de próstata hoje traz uma importância muito grande na mortalidade por câncer. Devemos agir com prevenção, através das ações de saúde. Pois o câncer de próstata diminui a qualidade de vida do homem. A prevenção é muito importante para que a gente possa manter a saúde", disse.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde irá desenvolver ações voltadas para a promoção da saúde do homem,além do câncer de próstata, outros temas serão debatidos, como hipertensão e diabetes.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país, sendo assintomático no início, o que torna a prevenção muito importante

Por Gesla Ferreira

Foto: Sillas Gabriel