Educação realiza capacitação para busca ativa de estudantes no Cabo de Santo Agostinho
access_time 09/11/2021

A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta terça-feira (09), na Escola Municipal Madre Iva Bezerra de Araújo, no Bairro de São Francisco, uma capacitação do programa Busca Ativa Escolar, que visa combate à evasão e resgatar os alunos que deixaram de frequentar as unidades de ensino pelos mais diferentes motivos. O encontro contou com a participação de gestores das escolas, pais, alunos e professores que irão realizar as visitas.

A próxima ação acontecerá na quinta-feira (11) e 183 estudantes de escolas da Charnequinha e do Bairro São Francisco terão as casas visitadas. Eles são das escolas municipais Madre Iva Bezerra de Araújo, Renato Paulo de Sena, Presidente Tancredo Neves, Armínio Guilherme dos Santos, Governador Eduardo Campos, Professora Celma Barros Cabral, Creche Lar da Criança, Centro Educacional Infantil Charneca II (CEI) e Maria Eulina de Freitas.

Severina Maria de Lima é estudante da turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) dos anos finais na Escola Municipal Professora Celma Barros Cabral e também é membro do Conselho Escolar da instituição. Ela participará das visitas nesta quinta-feira e parabenizou a iniciativa. “Acho importante buscar essas pessoas que estão afastados, né? Mostrar a importância deles voltarem pra escola”.

O trabalho articula medidas para que sejam garantidos os direitos essenciais dos estudantes, sendo o principal, a educação. Os trabalhos envolvem microrregiões dos bairros da Cohab, Malaquias, Bairro São Francisco, Mauriti e Alto da Bela Vista, locais onde, atualmente, há um total de 260 alunos que não estão comparecendo às aulas.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para Estados e Municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Por Jessica Mezzomo

Foto: Sillas Gabriel