Cabo de Santo Agostinho recebeu ação de limpeza de praia em combate ao lixo no mar
access_time 18/11/2021

Neste domingo (21), o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Consórcio Portal Sul, e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS/PE) realizou um mutirão de limpeza na Praia de Gaibu.

A ação tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância de combater o lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades.

Cerca de 40 voluntários e a equipe organizadora percorreram toda faixa de areia da praia recolhendo resíduos sólidos. Um deles foi Edelfan Batista Pedrosa, membro da Associação de Catadores e Artesãos da Nova Vila Claudete (Nova ClauRecicla). “A expectativa nessas ações é sempre boa porque traz consciência para as pessoas sobre o ato de não só depositar os materiais no lixo, mas separar esses resíduos. Já participei de outras ações como essa e são muito boas”.

Após a coleta foi feita uma triagem do material recolhido e os dados obtidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, a fim de integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. Os resíduos recicláveis foram encaminhados para a Associação de Catadores da Vila Nova Claudete (Nova ClauRecicla). Já o lixo (material não reciclável) vai para o CTR Candeias - Ecopesa Ambiental.

As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

De acordo com o analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Bruno Abe Saber, acontecem mais 44 mutirões nas duas regiões de abrangência do Projeto TerraMar. “Em cada cidade fazemos duas rodadas de mutirão. A previsão é voltarmos para Pernambuco em março do ano que vem para refazer a ação e comparar os dados”.

A atividade foi realizada observando os cuidados necessários contra a disseminação da covid-19, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. Todos os participantes também realizaram o teste de detecção de covid RT-PCR antes do início do mutirão.

O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, disse que o município está honrado em participar do mutirão. “Essa ação é muito importante. Estamos fazendo, no ponto final da chegada do lixo ao mar, mas o lixo vem das ruas. Todo mundo espera que o serviço público faça a nossa parte de limpeza, mas se não houver a contrapartida da população, este processo não funciona”.

A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Os mutirões de limpeza permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar.

A ação, realizada em municípios dos estados da Bahia e do Espírito Santo (região dos Abrolhos) e de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais), é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade - ICMBio e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

Combate ao Lixo no Mar
O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no País, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Por Jessica Mezzomo

Foto: Léo Domingos