Projeto “Cabo em Movimento” incentiva prática esportiva e bem-estar para idosos
access_time 25/01/2022

Dona Maria Augusta Lima, de 71 anos, mantem uma rotina de exercícios físicos, mesmo nesse período de pandemia. A aposentada é uma das 40 alunas inscritas no projeto Cabo em Movimento, realizado pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva de Juventude e Esportes (SEJES).
Todas as terças e quintas-feiras, às 08h, o grupo se reúne na sede da SEJES, para realizar exercício funcional voltado para fortalecimento muscular, coordenação, equilíbrio e obstáculos do dia a dia. “Esse é nosso momento de diversão, de estar com os amigos que fizemos aqui nas aulas, além de cuidar da saúde. Fico muito feliz em participar desse momento que a prefeitura montou para os idosos”, destacou Maria Augusta Lima.
Além dos benefícios da prática regular de atividade física, o grupo também conta com acompanhamento profissional da massoterapeuta, Nadja Oliveira. A técnica de massagem manual é aplicada uma vez por semana, sempre nas terças-feiras, com objetivo de promover o equilíbrio corporal e sensação de bem-estar.
Para participar das atividades, os idosos devem comparecer na Secretaria Executiva de Juventude e Esportes, localizada na Praça da Juventude, S/Nº - Cohab, munidos de cópia do RG e comprovante de residência. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h.
De acordo com o prefeito do Cabo, Keko do Armazém, o incentivo para a prática de diversas modalidades esportivas é primordial para a saúde física, mental e emocional dos idosos. “Estamos seguindo todos os protocolos de saúde para garantir mais qualidade de vida e um ambiente seguro e acolhedor para nossos idosos. Mesmo diante de todos aspectos negativos devido à pandemia, esses encontros são umas oportunidades para cuidar da saúde em geral”, finalizou.

Por Natália Andrade

Foto: Jakson Costa