Cabo realiza 1° avaliação clínica dos usuários cadastrados na campanha “Vamos Planejar?”
access_time 15/02/2022

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta terça-feira (15), a primeira avaliação clínica das pessoas inscritas na campanha “Vamos Planejar?”. O encontro foi sediado no Centro de Referência da Mulher 2, em Ponte dos Carvalhos, atendendo aos usuários que desejaram fazer os métodos de laqueadura e vasectomia.

Foram mais de 200 usuários inscritos na campanha. Na primeira fase, foram realizadas as análises dos pacientes, dentro dos parâmetros, para serem solicitados os exames necessários. A campanha tem como objetivo fortalecer a assistência em contracepção, métodos modernos, prevenir e evitar as consequências e complicações de uma gravidez não planejada ou indesejada.

Para se submeter a estes procedimentos cirúrgicos, a pessoa precisa ter idade inicial de 25 anos e ter dois ou mais filhos. Os usuários que tenham interesse em utilizar o dispositivo DIU, laqueadura e vasectomia podem realizar seu pré-cadastro, virtual, através do link https://form.jotform.com/213113055789658 ou ainda, de forma presencial, em qualquer Unidade de Saúde da Família(USF).

“Através da análise do paciente, ocorrendo tudo certo, pedimos a realização dos exames, para que depois sejam encaminhados à equipe cirúrgica", comentou a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva.

Para a empreendedora Naftaly Richelen de Lima Oliveira de Souza, de 30 anos, mãe de três crianças, essa campanha veio em um momento muito certo. “Tive meu bebê recentemente e não consegui fazer a laqueadura no hospital. Estou muito feliz, pois através desta ação vou poder fazer meu procedimento cirúrgico”, ressaltou.

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa