Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho distribuirá absorventes para mais de sete mil alunas da rede municipal de ensino
access_time 11/03/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em busca de combater a pobreza menstrual nas unidades de ensino, lança edital para compra de absorventes (através do programa LIVRE PRA ESTUDAR) . A proposta de aquisição e distribuição dos absorventes beneficiará cerca de 7.230 alunas, com idades entre 11 e 16 anos, que estejam regularmente matriculadas na rede municipal de ensino.

A falta de condições financeiras para compra de absorventes, estruturas sanitárias e a ausência de informações sobre a importância dos cuidados de higiene essenciais, durante o período menstrual, são fatores relacionados à pobreza menstrual, o que, por sua vez, evidencia a desigualdade de gênero e provoca o afastamento das alunas durante o período menstrual e atinge milhões de meninas em todo mundo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), “uma, a cada quatro mulheres, já faltou aula por não poder comprar absorventes. Quase a metade destas (48%) tentaram esconder que foi a falta de absorventes e 45% acreditam que não ir à aula, por falta de absorventes, impactou negativamente seu rendimento escolar.”

O secretário de educação, Betinho Gomes, informou que a intenção do programa é dar mais dignidade às alunas e acabar com a evasão escolar das meninas, durante o período menstrual. “Diversos estudos comprovam que as estudantes das redes públicas de ensino faltam às aulas por não terem acesso à absorventes. Assim, como forma de acabar com a evasão escolar das meninas e dar mais dignidade às nossas alunas, em conjunto com o prefeito, Keko do Armazém, desenvolvemos este projeto que além de beneficiar mais de sete mil estudantes, com a doação de absorventes e orientações sobre como cuidar da saúde delas, pretendemos também dar suporte às escolas, para assim preparar o ambiente escolar, os professores e alunos, a fim de que as discentes se sintam acolhidas.”

O planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação objetiva, através da distribuição dos absorventes, a melhoria da aprendizagem, além de assegurar a igualdade, entre os estudantes da rede municipal de ensino

Por SECOM

Foto: Léo Domingos