Prefeitura do Cabo realiza ações educativas sobre andada do Caranguejo-Uçá
access_time 11/03/2022

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (11), a última ação educativa sobre o caranguejo-uçá, durante o período de andada. As atividades foram em lugares estratégicos do município. Esta ação tem o propósito de conscientizar a população, com objetivo de proibir a captura, transporte, comercialização e consumo do animal, durante o seu período de reprodução.

A próxima fiscalização irá ocorrer no município durante os dias 19 a 24, deste mês, no último período de reprodução deste ano (2022). Além da fiscalização, também ocorrerá apreensão de mercadorias daqueles comerciantes, caso esteja infringindo à lei.

Na última ação de fiscalização, cuja aconteceu no período de 3 a 8 deste mês, foram apreendidos cerca de 480 caranguejos, os quais foram resgatados. Os animais foram soltos em mangues nas seguintes áreas: Paiva e Ponte dos Carvalhos. De acordo com a Lei n° 9.605/1998 e o Decreto n° 6.514/2008, os infratores podem receber penalidades e sanções previstas de notificação, autuação e apreensão do material encontrado.

"Além da importância ecológica, o caranguejo-uçá é uma das espécies de crustáceos mais exploradas, comercialmente, no Brasil e chegou a ser classificado como quase ameaçado de extinção. Ações de fiscalização como essa, durante o período do defeso, resultando na soltura dos caranguejos ao seu hábitat natural, é de extrema importância à reprodução e conservação da espécie, bem como garante a segurança alimentar de muitas famílias que dependem da pesca desse animal", comentou a coordenadora de Educação Ambiental, Daniela Ferreira.

Por Gesla Ferreira

Foto: Jakson Costa