Mutirão de Limpeza no Cabo retira 103,45 kg de resíduos na praia de Suape
access_time 21/03/2022

No último sábado (19), representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Consórcio Portal Sul, e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco (SEMAS/PE) participaram de um mutirão de limpeza realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA), na Praia de Suape.

Ao todo, foram coletados 103,45 kg de resíduos, em toda a extensão de praia. Após as ações, foi feita a triagem do material recolhido na praia, e os dados obtidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados. Os resíduos recicláveis foram destinados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Artesãos da Vila Claudete (Nova ClauRecicla). Já o lixo (material não reciclável) vai para o CTR Candeias - Ecopesa Ambiental.

De acordo com a Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Larissa Godoy, esses mutirões fazem parte da implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. "A nossa ideia é fazer uma ação de sensibilização, dos visitantes aos moradores, para o problema que é global, o lixo no mar, mas também é um problema local. Então, o nosso objetivo é chamar atenção e mobilizar a comunidade, para nos ajudar nesse processo", comentou.

"São ações dessa amplitude que fazemos em prol do meio ambiente, sendo de extrema importância à preservação das nossas praias, de nossas belezas naturais e, consequentemente, atrair nossos turistas. Dessa forma, estaremos melhorando nosso ambiente natural e a consciência de cada pessoa, sobre a importância de conservar nosso o meio ambiente, principalmente em nossa cidade, gerando emprego e renda para todos", ressaltou a Gerente de Turismo do Cabo, Tarciana Gusmão.

A ação integra esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM). Os mutirões de limpeza permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar.

A ação, realizada em municípios dos estados da Bahia e do Espírito Santo (região dos Abrolhos) e de Alagoas e Pernambuco (região da Costa dos Corais) é promovida pelo MMA, no âmbito do Projeto TerraMar, uma parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa