Professores da Rede Municipal de Ensino do Cabo recebem formação para Plataforma Livox
access_time 29/03/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a formação continuada com os professores de atendimento educacional especializado, da rede municipal de ensino. O evento começou nesta terça-feira (29), no Hotel Intercity Suape, Shopping Costa Dourada, e vai até a próxima sexta-feira (01). A Plataforma Livox é um aplicativo voltado à educação inclusiva, permitindo e facilitando a comunicação de pessoas com alguma deficiência que impossibilite o processo da fala, como paralisia cerebral, autismo e quaisquer outras limitações. O Livox já facilita a comunicação e a vida de mais de 25 mil estudantes, em todo Brasil, e agora auxiliará no desempenho escolar e social dos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Cabo, que são acompanhados nas Salas de Recursos.

Segundo a Coordenadora de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, Eurides Bonfim de Melo, a formação à Plataforma Livox é voltada para professores de atendimento educacional especializado que trabalham com os estudantes com deficiência. Eurides, ainda afirma que o treinamento é um momento ímpar, pois o aplicativo Livox permitirá uma prática pedagógica mais diversificada. “Estamos aqui num momento ímpar, realizando a formação com o Instituto Livox. Essa, continuada, é para os professores de atendimento educacional especializado que trabalham com os nossos estudantes com deficiência. O aplicativo Livox é um software que vai propiciar uma diversidade dessa prática pedagógica com os professores, em sala de recursos, atuando com os nossos estudantes, permitindo dar voz à criança com deficiência. É um aplicativo de inteligência artificial cujo trabalha com vários sistemas de cognição, propiciando um ganho na aprendizagem global desses estudantes.”

Vale ressaltar que a Plataforma Livox é reconhecida mundialmente. Em 2014, foi premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como a plataforma com inovação tecnológica de grande impacto e, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo.

Por Tayná Benigno

Foto: Sillas Gabriel