Prefeitura do Cabo realiza capacitação em manejo clínico da tuberculose
access_time 30/03/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (30), uma capacitação sobre os manejos clínicos da tuberculose. O encontro também fez parte da comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A capacitação foi direcionada às enfermeiras da rede da atenção primária do município. O evento teve como objetivo conscientizar os profissionais acerca da tuberculose, diagnóstico, tratamento e acolhimento ao paciente com a doença.

"Esta capacitação é importante ao atendimento e cuidado com a pessoa com tuberculose, desde a identificação de sintomas respiratórios, que devem ser realizados por todos os serviços de saúde, a fim de interromper a cadeia de transmissão", comentou a coordenadora da Política de combate à tuberculose, Vanessa Carneiro.

A tuberculose tem cura, desde que a pessoa faça o tratamento completo e adequado. Esse, que normalmente tem o período de 6 meses, de acordo com o estado clínico do paciente.

Local dos serviços oferecidos à população sobre a temática: Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase, Professora Nilda Buarque, das 8h às 16h; já os atendimentos médicos exclusivos à tuberculose ocorrem nas terças e quintas, às 13h.

Para mais informações, o contato poderá ser feito pelo telefone: (81) 3521-6724.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa