Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promove o Programa “Escola de Pais”
access_time 29/03/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã desta quarta-feira (30), na Escola Municipal José Clarindo Gomes, em Ponte dos Carvalhos, uma palestra sobre comunicação, com foco nas cinco linguagens do amor. A iniciativa faz parte do programa “Escola de Pais”, lançado no fim do ano de 2021. A atividade faz parte da estratégia para fortalecer os vínculos, dos pais e familiares, com as escolas dos filhos. Para isso, serão realizadas reuniões periódicas com os pais, palestras com diversos temas sociais, além de rodas de diálogos, dentre outras ações.

Por meio do programa, a Secretaria Municipal de Educação pretende criar, em conjunto com os pais e as instituições de ensino do município, comitês do “Escola de Pais”, fortalecendo a parceria entre escolas, responsáveis e governo, a fim de aproximá-los ao ambiente escolar. De acordo com a Gerente de Gestão Democrática, Milca Ferraz, todas as atividades realizadas pelo “Escola de Pais” servirão de base à elaboração de um plano colaborativo de cada unidade, para ser desenvolvido dentro das escolas e comunidades, visando um melhor resultado no ensino e aprendizagem dos estudantes. “Hoje, nós estamos tendo o primeiro encontro local da ‘Escola de Pais’ lançado no final do ano de 2021. Iniciamos as atividades do programa, cujos objetivos são estreitar as relações da escola com a família, eleger dentre os pais um grupo local de intento, aonde já temos um comitê municipal, que foi criado no dia do lançamento do projeto; mas, cada unidade terá seu comitê local. Assim, nós pretendemos trazer uma maior participação da comunidade com a escola, aproximar essa relação e contribuir para a conquista do nosso objetivo maior, que é fomentar a participação com vista a um melhor resultado do ensino aprendizagem das nossas crianças”, ressaltou.

A ação ocorrerá de maneira contínua, em todas as 90 escolas municipais. Contudo, as primeiras reuniões entre os pais, a gestão educacional de cada instituição de ensino e a Secretaria de Educação deve ocorrer até o mês de Junho. Já na próxima terça-feira (05) de Abril, a Escola Amaro Pe Cavalcanti, na zona rural do Cabo de Santo Agostinho, receberá os pais dos alunos e agentes da Secretaria Municipal de Educação para um valoroso debate sobre o programa. Vale ressaltar que o foco do “Escola de Pais” são alunos do 6º ao 9º ano, com idades entre 11 e 15 anos de idade, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Por Tayná Benigno

Foto: Gilberto Crispim