Secretaria de Saúde realiza mais uma edição do “Fórum de Saúde Mental”
access_time 31/03/2022

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Gerência de Saúde Mental do município, realizou, na tarde desta quarta-feira (30), mais uma edição do “Fórum de Saúde Mental”. A roda de conversa aconteceu na USF da Charneca I e II, contando com a presença da Secretária da Mulher, Walquiria Alves, e representantes do fórum. A palestra acontece mensalmente, sempre na última quarta-feira de cada mês. Em cada edição, são abordados diferentes temas e, em março, em comemoração ao mês da mulher foram abordados temas relacionados ao enfrentamento à violência doméstica.

O objetivo do fórum de saúde mental é agregar, mensalmente, vários atores que trabalham direto ou intersetorialmente com a saúde mental. O fórum conta com as representações dos equipamentos da Rede de Saúde Mental, Unidades de Saúde da Família, Secretaria de Programas Sociais, da Mulher e dentre outras, que trabalham com a saúde mental.

Além da pauta das vivências do mês da mulher, foram discutidos elementos sobre a saúde mental da regional IV (Charneca) e abordados assuntos relacionados à Conferência de Saúde Mental, que estará acontecendo no mês de maio. A ação de saúde mental é um espaço aberto para todos os profissionais da rede de saúde e das (redes) intersetoriais.

“O fórum de saúde mental que acontece mensalmente e é um espaço de discussão de temas específicos, relacionados à saúde mental ou questões transversais e de proposições. O tema de março não poderia ser diferente, já que estamos em um mês de vivência à questão da mulher, assim escolhemos o tema: “Enfrentamento à violência doméstica é tarefa de todos”. Escolhemos a Secretária da Mulher para conversar e debater sobre esse assunto tão importante a todos e, assim, fazer a relação do tema abordado com a saúde mental dessas mulheres, destacando que essas precisam do serviço de saúde mental”, destacou a Gerente de Saúde Mental, Danielle Moura.

Por Fellipe Albuquerque

Foto: Secom