Secretaria de Saúde do Cabo tem programação especial em alusão ao Abril Azul
access_time 08/04/2022

Com objetivo de dar mais visibilidade ao tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho montou uma programação especial em alusão à campanha Abril Azul. Na próxima quarta-feira (13), será realizada uma roda de conversa, sobre o autismo direcionado aos profissionais da atenção primária da saúde.

O encontro será uma forma de capacitar, da melhor maneira, os trabalhadores da saúde. Este evento irá discutir sobre a temática, através de identificação precoce aos sinais de riscos à atenção primária e, também, na rede de assistência.

Nesta quinta-feira (7), foi realizada uma live, “Sobre o Autismo”, sendo discutida a maneira de como identificar e onde os responsáveis pelas crianças devem procurar, no município, apoio e atendimento da área. A rede de assistência do Cabo tem como objetivo o desenvolvimento do protagonismo, além da autonomia dos usuários (crianças, adolescente e familiares).

O Transtorno do Espectro do Autismo é o nome técnico do transtorno no desenvolvimento neurológico das crianças. Essa condição ocasiona dificuldade na comunicação e interação social, assim como no comportamento. O diagnóstico é feito por uma equipe multidisciplinar.

A programação é voltada ao público geral, a fim de orientar e esclarecer as dúvidas sobre o tema, para pessoas que têm convívio direto com autistas e para os profissionais da Saúde. Confira:

Quinta-feira - 28 de Abril

Seminário Intersetorial - Autismo: Conhecer e INtegrar para cuidar, das 9h às 12h, Centro Administrativo.

Sexta-feira - 29 de Abril

Roda de Conversa - Autismo: Compreender para incluir, das 9h às 12h, no Centro Administrativo.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa