Cabo retoma mutirão de especialidades ecocardiograma depois de quatro anos
access_time 11/04/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu mais um passo importante na saúde do município. Por intermédio da Secretaria de Saúde, foram retomadas, nesta segunda-feira (11), no mutirão as realizações dos exames, na especialidade do ecocardiograma transtorácico, com Doppler Colorido. Os atendimentos fazem parte do programa Zera Fila, que acontece na Policlínica Jamaci de Medeiros.

Os exames serão realizados às segundas-feiras, sendo disponibilizadas 10 vagas por semana, seguindo a lista de espera. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, 620 pessoas aguardavam na fila de espera para fazer o ecocardiograma, desde 2018. Ainda, os pacientes atendidos recebem o laudo dos exames na mesma semana.

Para a paciente, que estava animada, Ademilde Campelo da Silva Coutinho (67 anos), aposentada, o momento era de muita emoção. “Esperava muito por este exame, desde 2018. Estou grata a Deus pela oportunidade; em saber que depois de tanto tempo estou viva para a realização desse procedimento”, disse.

Esse exame é uma espécie de ultrassom do coração, feito para investigá-lo, principalmente aos pacientes que apresentam falta de ar, dentre outros sintomas. A especialidade pode indicar uma insuficiência cardíaca, possibilitando ao cardiologista uma avaliação da funcionalidade do órgão, detectando sopros cardíacos, alterações do formato e dos vasos, além de poder detectar a presença de tumores dentro do sistema cardiovascular.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim