Abril Azul: Secretaria de Saúde do Cabo promove roda de conversa sobre autismo
access_time
14/04/2022
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quarta-feira (13), uma roda de conversa sobre autismo aos profissionais da rede da Atenção Primária e assistência, do município. A atividade ocorreu no auditório do Centro Administrativo (CAM 1), com o objetivo de capacitar e dar uma melhor qualidade na identificação, não somente nos sinais físicos do autismo em diversas idades, mas também aos alertas de sofrimento emocional, em risco de autismo, ainda no bebê.
A atividade, que faz parte da programação do Abril Azul, teve como participante a psicóloga Élia Medina, cuja destacou que quanto mais cedo identificar os traços de autismo e começar a cuidar, mais chances a criança tem de ter um melhor desenvolvimento, com mais autonomia e independência.
“Os primeiros anos de vida são considerados críticos para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, sendo uma fase ótima à plasticidade neuronal. Os profissionais da saúde primária são os primeiros a receberem esse bebê, sendo importantes desde às visitas até a vacinação, observando os marcos no desenvolvimento físico”, destacou.
Com isso, os tratamentos tendem a propiciar condições melhores às crianças, a partir do momento em que os terapeutas começam a trabalhar as principais habilidades, sobretudo àquelas que estão ligadas à comunicação e sociabilidade.
Além disso, os profissionais também receberam orientações pela Terapeuta Ocupacional (TEO), Stella Urbano, sobre as maneiras de encaminhamento do paciente ao especialista.
Por Gesla Ferreira
Foto: Secom