No Cabo, surfistas recebem treinamento para salvamento aquático
access_time 23/04/2022

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) promoveu, na manhã deste sábado (23), treinamento para salvamento aquático com os surfistas da região. Na ocasião, além de receberem capacitação teórica com palestra, sobre o que é afogamento, como identificar uma vítima de afogamento, os estágios do afogamento e prestar os primeiros socorros, os surfistas também participaram de uma dinâmica, aonde puderam praticar as técnicas de salvamento com pranchas.

“O intuito do programa Surf-salva é ensinar os surfistas a saberem como agir numa emergência aquática, para que eles aprendam a retirar uma vítima de afogamento da água, utilizar a prancha e prestar os primeiros socorros. Esse treinamento já foi recebido pela SOBRASA; temos essa parceria desde 2014. Porém, estamos aqui promovendo esse treinamento pela primeira vez, somente após a pandemia. Pretendemos continuar com essa capacitação e expandi-la, logo mais, aos comerciantes das praias e, assim, reafirmar a parceria entre guarda-vidas, surfistas e comerciantes, ” afirmou o Gerente de Salvamento Aquático dos guarda-vidas, Evaldo Silva.

Para a moradora da Praia de Itapuama, surfista e mãe de praticante de surf, Renata, o treinamento que estão recebendo é de grande importância. “Receber um treinamento como este é muito importante para nós. O surf é um esporte muito popular aqui em Itapuama; temos surfistas de várias idades, do mais novo, como meu filho que é adolescente, aos adultos. Aprender técnicas para ajudar no salvamento de algum incidente aquático é, com certeza, um ótimo investimento da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.”

Por Tayná Benigno

Foto: Jakson Costa