No Cabo, escolas da rede municipal de ensino recebem tablets com o aplicativo Livox
access_time 26/04/2022

Visando estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou transtornos de aprendizagem, que estejam devidamente matriculadas nas instituições de ensino do município, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Educação, entregará tablets às escolas, cujas possuam Salas de Recursos. A primeira escola escolhida para receber, nesta segunda-feira (25), um dos 12 tablets, foi a instituição José Clarindo Gomes. Neste primeiro momento, 12 das 21 escolas que possuem Salas de Recursos serão contempladas; os doze tablets foram doados à Secretaria de Educação pela empresa Bol. Contudo, já está em licitação a compra de mais tablets, para assim contemplar todas as salas de recursos do município.

“Esse programa vai atender, especificamente, as crianças com deficiência. O tablet já está todo programado com o sistema do Livox. Ele tem jogos para os alunos e, também, um sistema para o professor operar. Além disso, ele também permitirá a criação de atividades na plataforma. É um aparelho bem completo, além da José Clarindo, nós temos mais 11 escolas que vão receber, neste primeiro momento. Após, vamos expandir às 21 escolas, que possuem Salas de Recursos, assim todas vão ganhar tablet”, comenta a Gerente de Formação e Avaliação, Juliana Marques.

Para o Secretário de Educação, Betinho Gomes, os tablets com o aplicativo Livox serão de grande importância para uma melhor aprendizagem dos estudantes portadores de alguma deficiência. “Esse instrumento é uma ferramenta muito importante para garantir essa inclusão e a possibilidade das nossas crianças se desenvolverem ainda mais. Fomos atrás daquilo que há de melhor em relação à tecnologia, para oferecermos aos estudantes do Cabo de Santo Agostinho. Além da ampliação do serviço de Salas de Recursos de 21 para 34, nesse ano, a inclusão do aluno portador de alguma necessidade especial é um dos nossos compromissos. Esse sistema do Livox é reconhecido internacionalmente como uma das maiores ferramentas de educação inclusiva, conhecido até no Banco Interamericano, é uma ferramenta pernambucana, desenvolvida aqui no Recife, pelo Porto Digital. Agora, o Cabo está tendo a honra de trazer esse instrumento tão revolucionário e, certamente, nos relatórios, iremos perceber os ganhos que teremos através do Livox na aprendizagem dos nossos estudantes. Afinal, este é o nosso objetivo: garantir a aprendizagem dos nossos alunos.”

É importante ressaltar que a aquisição feita pela Secretaria de Educação do sistema Livox é vitalícia, ou seja, não será necessário renovar contrato de uso da plataforma. O Livox já facilita a comunicação de mais de 25 mil estudantes, em todo Brasil, e agora auxiliará no desempenho acadêmico e social de 285 alunos da Rede Municipal de Ensino do Cabo, que são acompanhados nas Salas de Recursos.

Por Tayná Benigno

Foto: Marcos Aurélio