Abril Azul: Cabo realiza seminário intersetorial de conscientização sobre o Autismo
access_time 29/04/2022

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou um seminário intersetorial, que teve como tema “Autismo: conhecer e integrar para cuidar”. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) e faz parte do cronograma do Abril Azul, que será finalizado nesta sexta-feira (29).

O objetivo do encontro foi tirar dúvidas sobre o diagnóstico, conversar sobre a aceitação, além da importância da intervenção mais precoce possível. A atividade teve participação de profissionais de várias secretarias e, também, de mães que têm filhos acompanhadas pelo Ambulatório de Saúde do município.

"Com este encontro, podemos ter o olhar de cada política pública para a temática do autismo, dialogando com as mães. Ele reflete o compromisso, sensibilidade e a orientação da nossa gestão em trabalhar de forma integrada, com o olhar para esse segmento do autismo no município", ressaltou a coordenadora de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é marcado pela cor azul, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como, dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com muita satisfação da evolução do tratamento do seu filho, Edivania Cristina, 33 anos, moradora da praia de Gaibu, comentou sobre o acompanhamento do João Paulo, de 6 anos, no ambulatório de Saúde Mental do município. "Não tem coisa melhor na vida da gente, quando encontramos apoio e amor. Não é fácil, para a gente, estar aqui; temos que ter muita força de vontade e amor pelo nossos filhos. João evoluiu muito, por conta das terapias realizadas pelo ambulatório. Quero agradecer muito pela equipe de saúde mental. Também, quero dizer que é pelo SUS e com luta que a gente consegue", ressaltou.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa